Sport

PERNAMBUCANO

Campeonato Pernambucano de 2016 deve manter a fórmula adotada nas últimas edições

Proposta, que deve ser aprovada no conselho arbitral, prevê início em dezembro

postado em 05/10/2015 18:28 / atualizado em 05/10/2015 19:46

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Será realizada nesta terça-feira, na sede da Federação Pernambucana de Futebol, o conselho arbitral para definir a fórmula do Campeonato Pernambucano de 2016. Porém, a reunião deve ser apenas pró-forma. Isso porque o modelo que deve ser aprovado pelos clubes é o mesmo dos últimos dois estaduais. Com oito clubes intermediários iniciando a disputa da competição, já no dia 9 de dezembro deste ano, com os dois melhores se classificando para o hexagonal do segundo turno, ao lado de Sport, Santa Cruz, Salgueiro e Náutico. O benefício será dados aos três primeiros pela disputa paralela com a Copa do Nordeste, enquanto os alvirrubros pela obrigação das férias dos jogadores, já que o clube está disputando a Série B, com término em novembro.

Em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, revelou que a entidade já vem discutindo com os clubes a possibilidade da repetição do regulamento atual da competição. E a receptividade vem sendo positiva. Assim, o conselho arbitral deve apenas oficializar a manutenção da fórmula, com discussões sobre detalhes como a parte financeira do campeonato, que a princípio não terá o subsídio do programa governamental Todos com a Nota.

Na última semana, Evandro foi à CBF para conseguir a autorização para começar o Estadual já em dezembro. Solicitação que foi atendida. "Os clubes irão decidir pelo conceito da competição. Se querem um campeonato com mais datas para que os intermediários consigam se manter em atividade por mais tempo, com a economia aquecida ou se querem fazer o campeonato apenas com 14 datas. Dessa forma, alguns clubes irão jogar apenas um mês e meio e ficarão parados o restante do ano", destacou Evandro, deixando claro o modelo de sua preferência.

Caso ocorra o previsto e o regulamento das duas últimas edições seja mantida, o segundo turno, com a participação de Sport, Santa Cruz, Salgueiro e Náutico tem início no dia 31 de janeiro. Assim como este ano, serão 14 datas na fase decisiva, com 10 na primeira fase (disputada em ida e volta), duas das semifinais e mais duas das finais. Os seis clubes que não conseguirem a classificação disputarão o rebaixamento, em outro hexagonal.

 

O regulamento que deve ser aprovado

 

1ª fase (10 datas)

De 9 de dezembro a 27 de janeiro

Clubes participantes: Porto, Pesqueira, Atlético Pernambucano, América, Central, Serra Talhada e mais dois clubes que subirão da Série A2

 

2ª fase (10 datas)

De 30 de janeiro a 6 de abril

 

Hexagonal do título

Clubes participantes: Santa Cruz, Salgueiro, Sport, Náutico mais os dois primeiros colocados da 1ª fase.

 

Hexagonal do rebaixamento

Clubes participantes: Os seis últimos colocados da 1ª fase

 

Semifinal (2 datas)

Dias 10 e 24 de abril

 

Finais (2 datas)

Dias 4 e 8 de maio