Sport

Ilha do Retiro

Sport não joga bem, mas vence o América por 1x0 na estreia do Pernambucano

Leão apresentou um futebol abaixo da média, mas foi o suficiente para conquistar os primeiros três pontos no Estadual 2011

postado em 13/01/2011 21:22 / atualizado em 14/01/2011 16:11

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
 

Não foi do jeito que a torcida esperava, mas o Sport começou a disputa do Campeonato Pernambucano com uma vitória de 1x0 contra o América, nesta quinta-feira, na Ilha do Retiro, e conquistou o objetivo principal, os três pontos. Com um futebol muito abaixo da média, o Leão mostrou que os dez dias de trabalhos antes da estreia foram pouco para se condicionar fisicamente e se ajustar taticamente. Agora o técnico Geninho vai ter um grande trabalho para tentar melhorar a performance do time para as próximas rodadas.

O Sport começou o jogo como todo o torcedor esperava. Logo nos primeiros minutos o Leão partiu para cima do América, que parecia perdido em campo e com dificuldade de marcar os baixinhos Elton e Carlinhos Bala. Tanto que logo aos quatro minutos Bala cobrou a falta rapidamente para Ciro, que devolveu para Bala entrar sozinho na área e chutar cruzado, no canto direito do goleiro adversário. Para melhorar ainda mais a vida dos rubro-negros, o lateral Givaldo foi expulso por reclamação. Estava pronta a festa da torcida na Ilha do Retiro.

Mas quando todo mundo esperava uma verdadeira goleada na primeira rodada do Campeonato Pernambucano, o que se viu foi um Sport perdido em campo. O time estava mal fisicamente, mal taticamente e alguns atletas ainda apresentaram uma deficiência técnica elevada. Um exemplo disso foi o lateral-direito Renato, que durante toda a primeira etapa não conseguiu concluir sequer uma jogada de forma satisfatória.

Porém ele não foi o único. A defesa bateu cabeça, o meio de campo sumiu e Wellington saci também pouco participou do jogo. O resultado de tão pouca eficiência foi um América empolgado com a possibilidade de, mesmo com um jogador a menos, empatar a partida. O atacante Douglas até conseguiu colocar a bola para dentro do gol de Magrão, mas Cláudio Mercante marcou falta do alviverde em Leone.

No segundo tempo, o Sport voltou no esquema 4-4-2, com o volante Jó no lugar de André Leone. A mudança não surtiu efeito de imediato, mas após os minutos iniciais o Leão mudou em campo e conseguiu voltar a dominar a partida. A única dificuldade permanecia sendo a falta de criatividade e fôlego do meio de campo e ataque.

Mesmo com problemas na equipe, o Sport por pouco não chegou ao segundo gol com André Astorga, que chegou a balançar as redes do América, mas estava impedido, e o baixinho Elton, que obrigou o goleiro Gleibson a fazer uma excelente defesa.

Depois disso, o Sport continuou com o jogo cadenciado em busca do segundo gol, mas sem sucesso. Agora o Leão verá esta sexta e este sábado parra se preparar para a segunda rodada do Campeonato Pernambucano, neste domingo, contra o Petrolina, domingo, na casa do adversário.

Sport 1

Magrão; Igor, André Leone (Jó) e André Astorga; Renato, Germano, Fabrício (Adriano Pimenta), Elton (Elvis) e Wellington Saci; Carlinhos Bala e Ciro. Técnico: Geninho.

América 0

Gleibson; Roma (Harley), Negretti, David e Neto Bolacha; Givaldo, Mousinho, Lúcio (Rafinha) e Edmilson; Douglas e Lulinha (Batata). Técnico: Luciano Ribeiro.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Cláudio Mercante. Assistentes: Jossemar Diniz e Pedro Wanderley . Gol: Carlinhos Bala (S). Cartões amarelos: André Astorga (S) e David (A). Cartão vermelho: Givaldo (A). Público: 25.563. Renda: R$ 276.122,00.