Sport

Campeonato Pernambucano

Sport amarga derrota no Sertão

Leão perdeu para o Araripina por 2 a 0

postado em 23/01/2011 19:00

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

A segunda derrota do Sport no Pernambucano denunciou, uma vez mais, a incompetência do sistema defensivo rubro-negro e a falta de criatividade dos jogadores de frente. Neste domingo, no Chapadão do Araripe, o Leão sucumbiu diante de um Bode ousado, que aproveitou as falhas de marcação e cobertura e não desperdiçou as chances que teve, como havia ocorrido diante do Náutico e do Santa Cruz. A vitória por 2 a 0 foi a primeira do Araripina neste Pernambucano. Agora, o Sport encara o Salgueiro, na quarta-feira, para tentar diminuir os prejuízos da excursão ao Sertão.

Empurrado por sua torcida, o Araripina iniciou a partida com uma postura ousada, deixando o jogo aberto, principalmente no meio de campo. O Sport, que entrou com uma formação diferente da que vinha utilizando, apostava nas jogadas pelas laterais e na velocidade de Carlinhos Bala. No entanto, o trio de zagueiros, formado por Igor Maranhão, que substituiu André Astorga, Igor e Tobi, batia cabeça, cedendo muitos espaços aos atacantes adversário.

Pouco a pouco, o Bode passou a tomar conta da partida com uma marcação competente e contra-ataques velozes. Ao contrário do que normalmente acontece nem mesmo Magrão foi capaz de salvar o Sport. Aos 15 minutos, o meia
Marcelinho teve espaço para dominar a bola e chutar no centro do gol. Magrão espalmou para frente e a bola sobrou nos pés de João Paulo, que tocou entre as pernas do goleiro rubro-negro.

A pressão dos anfitriões  continuou e o técnico Geninho optou por mudar o esquema, colocando o meia Elton no lugar do zagueiro Igor Maranhão. A mudança, porém, não surtiu o efeito desejado. O Sport até ganhou mais volume de jogo no meio-campo, mas os erros de posicionamento persistiram. E foi assim que saiu o segundo gol do bode. O lateral-esquerdo Janílson aproveitou mais uma das inúmeras falhas de Renato, invadiu a grande área e cruzou rasteiro, da linha de fundo. Na tentativa de cortar, Germano acabou mandando pro fundo do gol de Magrão.

No segundo tempo, o Bode jogou com inteligência, e passou a valorizar mais a posse de bola. A decisão acabou aliviando a pressão no sistema defensivo do Leão. No entanto, o Sport continuou sem conseguir produzir jogadas de qualidade no ataque. Geninho ainda testou a entrada do atacante Ruan no lugar de Elton, mas a bola continuava “queimando” nos pés dos jogadores rubro-negros.

A única chance que o Sport teve para diminuir a vantagem do Araripina foi desperdiçada por Carlinhos Bala, que recebeu um belo passe de Ruan, mas desperdiçou em uma bela defesa de Adson, comemorada como um gol pelos torcedores do Bode. Mais adiante, o treinador ainda colocou o meia Renato Mineiro na vaga de Renato, mas já era tarde. Nesta segunda-feira, o elenco leonino se reapresenta já em Salgueiro, onde participa de um treino regenerativo e inicia os treinamentos para o confronto com a equipe local, na próxima quarta-feira, no Cornélio de Barros.