Sport

Ilha do Retiro

Sport vence o Porto, abre quatro pontos do Central e está perto das semifinais

Vitória de 3 a 1 teve gols de Saci, Marcelinho Paraíba e Montoya

postado em 09/04/2011 17:57 / atualizado em 09/04/2011 19:41

Rodolfo Bourbon /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press


O Leão acordou e mostrou estar vivo para lutar pelo hexacampeonato. Após uma manhã de muita chuva, neste sábado, inclusive com ameaça de adiamento do jogo, o Sport “esquentou” a torcida com uma importante vitória. O placar de 3 a 1, com gols de Saci, Marcelinho Paraíba e Montoya,  fez a equipe abrir quatro pontos de vantagem sobre o Central. Domingo, inclusive, os rubro-negros podem garantir classificação às semifinais do PE2011.

É a hora da “secação”. O principal concorrente à vaga do G-4 recebe o Ypiranga, em Caruaru, neste domingo. Em caso de derrota da Patativa, os rubro-negros podem comemorar a vaga do G-4. Se os centralinos empatarem, o time da Ilha do Retiro joga por um empate contra o Náutico, nos Aflitos, para avançar sem depender de outros resultados.

As fortes chuvas da manhã de sábado adiaram a preliminar entre os juniores e ameaçaram o cancelamento do jogo principal. Entretanto, ao contrário do previsto, o gramado não impediu o curso natural da partida. À exceção de alguns “escorregões”, a bola rolou livre. Demorou para surgir o primeiro lance de perigo. Aos 12 minutos, Kiros aproveitou cobrança de escanteio de  Thiago Laranjeira e cabeceou para a milagrosa defesa de Magrão. Em seguida, novo corner,  toque de mão involuntário do lateral Renato, arbitragem mandou seguir o lance, reclamação dos tricolores.

Quando a blitz do Gavião parecia preocupar o torcedor rubro-negro, a dupla Bala e Saci trouxe a calma. O atacante fez jogada em velocidade e cruzou para a área, o meia escorou para o fundo das redes: 1 a 0. Durante a comemoração, Saci repetiu o fato do goleiro Saulo “Avatar” e se machucou, ao abraçar o mascote Léo. Contudo, recuperou-se e voltou a campo.

Após inaugurar o placar, o Leão esfriou. Oportunidades claras para o Porto empatar o confronto, desperdiçadas pelos atacantes Kiros e Paulista, o artilheiro do Estadual. Sorte de Magrão, o aniversariante do dia, 34 anos completados. Antes do apito para o intervalo, o Sport teve duas chances de aumentar o placar, com um quase gol contra de Marivaldo e Marcelinho Paraíba.

Segundo tempo
Marcelinho Paraíba voltou a assustar logo quando iniciou a segunda etapa. Aos 3 minutos, recebeu passe de Daniel Paulista e acertou a trave esquerda de Mondragon. Mas não demoraria para o meia balançar as redes. Um minuto depois, o jogador soltou a bomba em cobrança de falta e fez explodir a Ilha do Retiro: 2 a 0.

Aos 15 minutos, um lance incrível. Bruno Mineiro, livre de marcação, dentro da pequena área, chutou sobre Mondragon, Saci não aproveitou o rebote. O castigo veio aos 24 minutos. Paulista fez bela jogada individual e marcou um golaço: 2 a 1. Foi o 13º gol do atacante tricolor, artilheiro isolado da competição.

Quando o jogo externou o perigo do empate, o zagueiro Montoya tratou de aliviar a torcida. De cabeça, após cobrança de falta de Marcelinho Paraíba: 3 a 1. Daí para o final, só restou segurar os ataques do Porto e administrar o resultado. Festa na Ilha do Retiro. Confiança reabilitada.

FICHA TÉCNICA

Sport
Magrão; Renato, Montoya, Alex Bruno (André Astorga) e Dutra; Hamilton, Daniel Paulista, Wellington Saci (Tobi) e Marcelinho Paraíba; Carlinhos Bala e Bruno Mineiro (Tadeu). Técnico: Hélio dos Anjos

Porto
Mondragon; Edy, Marivaldo, Sandro Miguel e Altemar (Arlindo); Naldinho, Helder (Evandro), Douglas (Renan), Thiago Laranjeira; Kiros e Paulista. Técnico: Laelson Lima

Local: Estádio Ilha do Retiro (Recife). Árbitro: Gleydson Leite. Assistentes: Elan Vieira e Albert Júnior. Gols: Saci, Marcelinho Paraíba e Montoya (S); Paulista (P). Cartões amarelos: Helder, Edy, Altemar e Arlindo (P). Público: 16.715. Renda: R$ 78.164,00