Sport

Barradão

Incompetente, o Sport perde para o Vitória em Salvador e deixa o G4

Leão pernambucano desperdiçou um pênalti com Marcelinho e ainda viu o adversário, jogando mal, marcar duas vezes

postado em 18/06/2011 18:15

Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco



O Sport até jogou melhor que o Vitória, em Salvador, mas foi incompetente nas finalizações e ainda falhou feio na defesa no segundo tempo. Assim, o jogo no Barradão marcou o fim da invencibilidade do Leão pernambucano na Série B. Pior, o revés por 2 x 0 tirou a equipe treinada por Hélio dos Anjos do G4 do Brasileiro. No clássico nordestino, Sport até lutou no primeiro tempo, com o mesmo 3-6-1, contestado desde a rodada anterior. Perdeu um pênalti, bisonhamente cobrado por Marcelinho Paraíba. Depois, apático na etapa final, falhou bastante na cobertura e viu o adversário, atuando mal, balançar as redes. Duas vezes. Agora, o Sport volta a campo na próxima sexta-feira, contra o Criciúma, na Ilha do Retiro.

Neste sábado, a principal delas foi a ausência de Carlinhos Bala, que cedeu a posição a Paulista. No lado baiano, o técnico Geninho, que iniciou a temporada comandando justamente o Leão, também não vive grande fase na Bahia. E ainda teve um desfalque de última hora, com a saída do artilheiro Neto Baiano, com uma virose. Entrou Édson.

Em campo, o time pernambucano começou a partida marcando sob pressão, ainda no campo adversário. Aliás, durante boa parte do primeiro tempo a marcação leonina esteve encaixada, impedindo o Vitória de jogar. Paralelamente a isso, o time pernambucano tentava articular jogadas. Precavido, o Leão utilizou bastante os contragolpes, em bloco, com Paulista, Marcelinho e Willians. Em um desses lances, o Rubro-negro da Ilha teve a grande chance da primeira etapa. Aos 34 minutos, Marcelinho Paraíba tocou rasteiro para Paulista, que foi derrubado na área Alison. Penalidade claríssima, bem marcada. Na cobrança, no entanto, o camisa 10 do Leão isolou, batendo por cima da meta baiana. Uma ducha de água fria no ímpeto da equipe e do próprio Marcelinho, que sumiu da partida após o desperdício.

No segundo tempo, Hélio promoveu duas alterações, sem mexer na estrutura da equipe. Entraram Germano e Maylson e saíram Daniel Paulista e Willians - este machucado. O objetivo era melhorar a saída de bola para seguir agredindo o adversário. Tecnicamente, o jogo piorou bastante na etapa final, com muitas faltas e passes errados. Nos 15 primeiros minutos, Fernando e Magrão foram meros espectadores. Mas o zero saiu do placar.

Mesmo jogando mal, coube ao Vitória balançar as redes, aos 18 minutos, quando Fernandinho levantou na área e Alison marcou de cabeça, numa falha de posicionamento de toda a zaga do Sport. Depois, Geninho retrancou o Vitória. Os comandados de Hélio ainda tiveram uma boa oportunidade, aos 30 minutos, quando Maylson ficou cara a cara com o goleiro, mas chutou em cima do camisa 1 do rival. Num contrata-ataque, porém, o Vitória matou o jogo, aos 34. Rildo escorou um cruzamento, Magrão defendeu. Pegou o rebote, Magrão salvou de novo. Diante de uma zaga imóvel, Rildo teve uma terceira oportunidade e converteu, sacramentando o primeiro revés do Sport na Série B.

Ficha do jogo

2 Vitória
Fernando; Nino, Alisson, Maurício e Fernandinho; Zé Luís, Rodrigo Mancha, Jérson (Edu) e Giovanni (Esdras); Rildo e Edson (Felipe).. Técnico: Geninho

0 Sport
Magrão; Tobi, Hamilton e Gabriel; Moacir, Rithelly, Daniel Paulista (Germano), Marcelinho Paraíba, Willians (Maylson) e Fernandinho; Paulista. Técnico: Hélio dos Anjos

Local: Barradão (Salvador/BA). Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ). Auxiliares: Cleriston Rios (Asp. Fifa-SE) e Ivaney Lima (SE). Gols: Alison e Rildon (V). Cartões amarelos: Alison e Maurício (V); Tobi (S). Público: 10.534 pessoas. Renda: R$ 108.780.