Sport

Alívio

Sport encontra o bom futebol e derruba o último invicto da Série B

Leão faz as pazes com a torcida ao vencer o ABC/RN por 2 a 0, na Ilha do Retiro

postado em 28/06/2011 21:43 / atualizado em 28/06/2011 23:00

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

A vitória e o alívio. Consequências, porém, do que a torcida do Sport mais queria ver nesta Série B do Brasileiro e ainda não tinha conseguido: ver o time fazer uma partida num bom nível. Ontem, na Ilha do Retiro, o Leão derrotou o ABC/RN, até então invicto na competição, por um convicente 2 a 0. Tem muito a melhorar, sim, é verdade, mas finalmente a equipe mostrou uma nova face. Um alento para a diretoria, que prega a calma na busca pelo novo treinador. Até lá, Mazola segue como interino.

Disposição. Este foi o principal mérito do Sport no jogo. Correndo bastante, os jogadores compensaram a principal deficiência da equipe, a desorganização tática. O Leão dava muito espaço no meio-campo ao adversário, mas graças à boa movimentação de Moacir, Thiaguinho e Maylson, com boas aparições também de Paulista, chamando o jogo, o Leão conseguiu criar e finalizar mais do que em outras oportunidades.

Aos três minutos, Wellington Saci deu o primeiro chute de fora da área do Sport no jogo. Era uma amostra do que seria a tônica do Rubro-negro no restante da partida. Na segunda vez que arriscou, a equipe chegou ao gol. Moacir, da quina direita da área, acertou um belíssimo chute, sem defesa para o goleiro Wellington. Depois desse, vieram vários outros chutes de longe, que partiram de Maylson, Paulista e até Danielzinho.

Na volta para o segundo, o técnico interino ganhou um problema. Maylson sentiu lesão e teve que sair. Sem meia de origem no banco, ele optou por colocar Naldinho, que é volante de origem. O problema, porém virou solução. O garoto entrou bem na partida e deu mais velocidade ao time do Sport. Enquanto isso, o ABC/RN, que voltou buscando mais o jogo, se acuou diante da pressão rubro-negra, ameaçando até menos do que no primeiro tempo.

Criando várias chances, o Sport esteve perto do gol várias vezes, sempre em jogadas de velocidade. Faltava acertar o gol, que veio, como no início, de um chute de fora da área. Aos 27 minutos, quando a defesa do ABC/RN esperava o cruzamento na área, Hamilton resolveu arriscar e marcou outro belo gol para o Sport. Era o alívio que a equipe buscava. Com o placar favorável, a cobrança da torcida de outrora transformou-se em apoio a qualquer jogada do time.

Um retrato da situação: quando Carlinhos Bala foi chamado para entrar no jogo, a torcida comemorou. Antes do jogo, a comemoração era por ele ter sido sacado da partida. A maior prova de que o resultado na partida de ontem trouxe alívio - e o mais importante neste momento - tranquilidade para seguir na competição.

Sport
Rodrigo Calaça; Moacir, Tobi, Gabriel e Saci; Hamilton, Daniel, Thiaguinho (Carlinhos Bala) e Maylson (Naldinho); Danielzinho e Paulista (Bruno Mineiro). Técnico: Mazola (interino)

ABC/RN
Wellington; Pio, Tiago Garça, Leonardo (Chimba) e Renatinho Potiguar; Alessandro Lopes, Ricardo Oliveira, Marcus Vinícius (Makelele) e Cascata; Leandrão e Malaquias (nego). Técnico: Leandro Campos

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Flávio Feijó (AL). Assistentes: Otácio Neto e Wladson Oliveira (ambos de AL). Gols: Moacir, Hamilton Cartões amarelos: Renatinho Potiguar, Chimba (ABC) e Hamilton (S). Público: 17.909. Renda: R$ 191.905