Sport

Não deu

Em jogo de dois tempos distintos, Sport perde por 3 a 2 para a Portuguesa

postado em 13/08/2011 18:14 / atualizado em 13/08/2011 18:18

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Numa partida de dois tempos distintos, o Sport sofreu sua primeira derrota em casa nesta Série B. Após dominar o primeiro tempo e desperdiçar boas oportunidades, o Leão pagou caro pela mudança na postura na etapa final e amargou o 3 a 2 para a Portuguesa.

Empurrado pela torcida, que ignorou o tempo chuvoso, e embalado pela vitória no clássico contra o Náutico, o Sport apresentou uma postura vista em poucas oportunidades nesta Série B. Com bons passes e muita movimentação, os rubro-negros pressionaram a Portuguesa em seu campo de defesa. A primeira boa chance veio logo no primeiro minuto, quando Hamilton passou entre dois marcadores e lançou Paulista na grande área. O atacante teve tempo de dominar, mas chutou prensado com o zagueiro adversário.

Apesar do bom desempenho do sistema defensivo paulista, o Sport conseguia criar boas oportunidades. Mostrando entrosamento, os homens de frente do Leão deram bastante trabalho e por pouco não foram premiados pela postura. Aos 13 minutos, Diego Torres lançou Rithelly, que num corta-luz, deixou Paulista novamente na cara do gol. O atacante conseguiu limpar o goleiro Weverton, mas o camisa 1 da Portuguesa se recuperou para fazer uma grande defesa com o pé direito. Além da competência de seus marcadores, a Lusa contou ainda com a sorte. Em boa jogada pela direita, Thiaguinho chegou à linha de fundo e cruzou na cabeça de Gabriel. A cabeçada do defensor rubro-negro ainda desviou num adversário, “matando” Weverton. Caprichosamente, a bola saiu pela linha de fundo.

No intervalo, Mazola resolveu apostar na substituição de Paulista por Willians, tentando dar mais velocidade e melhorar o último passe de sua equipe. Mas a opção por apenas um atacante custou caro. O Sport voltou a mostrar os mesmos erros de antes: sem poder de penetração, a posse de bola no meio de campo era improdutiva e rendeu contra-ataques perigosos. Em um desses lances, Thiaguinho derrubou Edno próximo à área rubro-negra. Em cobrança impecável, Marco Antônio venceu Magrão deixando a Portuguesa em vantagem.

Logo após o gol, o técnico resolveu atender um apelo solicitado pela torcida antes da desvantagem. O atacante Bruno Mineiro entrou na vaga do meia Diego Torres, numa tentativa de voltar ao mesmo padrão do primeiro tempo. Mas a ansiedade, novo elemento da equação, atrapalhou os planos do Leão, que sofreu o segundo golpe num contra-ataque puxado por Edno. Depois do chute do artilheiro da Lusa, Henrique contou com o rebote de Magrão para tocar livre e fazer 2 a 0.

A partida voltou a ficar eletrizante quando o Sport conseguiu diminuir. Saci cobrou escanteio no primeiro pau, Maylson desviou e Willians completou para o gol. Mas os rubro-negros não conseguiram dar sequência à reação. Pior. Viram Edno marcar mais um em cobrança de pênalti. No final, o gol de Maylson serviu somente para alimentar uma esperança que não se concretizou.

 

Estádio: Ilha do Retiro. Árbitro: Wagner do Nascimento (RJ). Assistentes: Thiago Gomes Brigido (CE) e Michael Correia (RJ). Gols: Willians, Maylson (S), Marco Antônio, Henrique e Edno (P). Cartões amarelos: Hamilton, Thiaguinho, Maylson, Saci (S), Boquita, Rogério, Ferdinando, Leandro Silva, Matheus e Edno (P).

Sport
Magrão; Thiaguinho, Tobi, Gabriel e Wellington Saci; Hamilton, Rithelly, Diego Torres (Bruno Mineiro) e Marcelinho Paraíba (Maylson); Paulista (Willians) e Júnior Viçosa. Técnico: Mazola.

Portuguesa
Weverton; Luis Ricardo, Rogério (Leandro Silva), Matheus e Marcelo Cordeiro; Ferdinando (Renato), Henrique, Boquita e Marco Antônio (Ivo); Ananias e Edno. Técnico: Jorginho.