Sport

Série B

Na estreia de PC Gusmão, Sport vence o Vila Nova por 2 a 0 com facilidade

Com o novo treinador à beira do gramada, Leão não teve muito trabalho para derrotar o adversário e chegar, provisoriamente, ao G4

postado em 23/08/2011 22:37 / atualizado em 23/08/2011 23:35

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Um Sport de alma renovada, com uma postura diferente em campo. Foi esse o time que alcançou uma importante vitória por 2 a 0 sobre o Vila Nova, nesta terça-feira, na Ilha do Retiro. Claramente motivados pela estreia do técnico PC Gusmão, os jogadores rubro-negros tiveram, antes de tudo, uma nova atitude. No fechamento do primeiro turno, o Leão voltou ao G4 - está em quarto lugar, com 29 pontos, mesmo que temporariamente. A depender dos demais resultados da rodada, a equipe pode perder posições.

Como já era esperado pelo que se viu no único treinamento de PC Gusmão à frente da equipe, o Sport iniciou o jogo com uma verdadeira blitz. Marcando em cima e sem deixar o adversário respirar, o Leão criou chances de marcar já nos primeiros minutos de partida. Com menos de cinco minutos, Marcelinho Paraíba e Willians poderia ter deixado o Rubro-negro na frente do placar.

Mas pela forte pressão, isso não demorou muito mais. Aos 7, Willians recebeu ótimo passe de Júnior Viçosa e teve que finalizar três vezes até conseguir marcar. Na primeira, o goleiro Michel Alves defendeu, na segunda a zaga evitou e apenas no terceiro chute ele conseguiu fazer o gol.

Mesmo na frente do marcador, o Sport não sossegou. Visivelmente motivados pela presença de PC Gusmão à beira do gramado, os jogadores rubro-negros correram como nunca. O Vila sentia a pressão e não jogou nos primeiros 15 minutos de partida. O adversário do Leão só foi se encontrar na partida depois disso. E mesmo assim com bastante dificuldade. A principal ação do Tigre era se defender.

Era impossível para o Sport conseguir manter o forte ritmo de marcação durante todo o primeiro tempo. Por volta dos 25 minutos, o Vila Nova já havia conseguido equilibrar a partida. Apesar disso, o Leão manteve o controle do jogo. Se não pressionava como do início, agora marcava adequadamente e não deixava o adversário assustar. O segredo para isso foi manter a posse de bola. No final da etapa, aos 38, o Leão ampliou. Willians ajeitou para Naldinho, que bateu da entrada da área. A bola desviou na zaga e entrou.

A tranquilidade do placar de 2 a 0 permitiu ao Sport voltar para o segundo tempo para jogar mais com paciência do que na correria do primeiro tempo. A marcação sob pressão não foi a mesma da etapa inicial também, mas nem precisava. O Vila Nova não conseguiu levar perigo em nenhum momento. Enquanto isso, o Leão saía facilmente nos contra-ataques. Dessa maneira, desperdiçou diversas chances de aumentar o marcador.

Após um primeiro tempo movimentado, o Sport apenas controlou o jogo na etapa final. Sem que o Vila Nova oferecesse qualquer resistência (ou levasse alguma ameaça ao gol de Magrão), o Leão se acomodou na partida, mostrando até certa displicência em alguns lances. E assim o confronto se encaminhou até o apito final do árbitro sem grandes emoções.

Ficha do jogo

2 Sport
Magrão; Thiaguinho, César, Gabriel e Saci; Hamilton, Rithelly, Naldinho e Marcelinho Paraíba (Maylson); Willians (Bruno Mineiro) e Júnior Viçosa (Diego Torres). Técnico: PC Gusmão

0 Vila Nova/GO
Michel Alves; Luizinho, Augusto, Éder Lima e Victor Ferraz; Adilson (Leandro Cearense), Ricardinho, David e Luiz Fernando (Jajá); Roni e Jairo. Técnico: Artur Neto

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva. Assistentes: Renison Nunes Freire e João Carlos de Jesus Santos. Gols: Willians, Naldinho (S). Cartões amarelos: Luizinho, Ricardinho (V), Marcelinho Paraíba. Público: 18.035. Renda: R$ 121.400