Sport

Série B

Sport perde para o ABC por 3 a 0, em jogo com protagonistas e antagonistas

Derrotado em um jogo com ares de filme, o Leão agora está a quatro pontos do G4, já que o Americana venceu mais um jogo fora de casa

postado em 01/10/2011 17:36 / atualizado em 01/10/2011 20:24

Fábio Cortez/DN/D.A Press

Em um jogo com ares de filme, o Sport não soube ser herói para passar por cima das adversidades e perdeu para o ABC, por 3 a 0, na tarde deste sábado, em Natal. Com o tempo de um curta metragem, o time potiguar precisou apenas de cinco minutos para liquidar o Leão. Em três cenas seguidas, os rubro-negros levaram dois gols e tiveram um jogador expulso. O ator coadjuvante do jogo foi o árbitro, que deu dois pênaltis inexistentes: um para o ABC e outro para o Sport. Os antagonistas foram dois Róbston, expulso, e Marcelinho Paraíba, que perdeu o pênalti. Por sua vez, os protagonistas potiguares fizeram as vezes do mocinho e voltaram a vencer em casa após oito jogos de jejum. Com a derrota, o Sport agora está mais distante de um final feliz na Série B, a quatro pontos do G4.

O Leão começou o primeiro tempo como tem acontecido em todas as partidas desde a chegada do técnico PC Gusmão: pressionando o adversário e buscando o gol na base do “abafa”. Nos dez primeiros minutos de jogo, o goleiro Camilo já havia feito três boas defesas, em cruzamentos de Marcelinho Paraíba e Wellington Saci, e em um chutaço de Róbston de fora da área. O gol parecia apenas questão de tempo para o time rubro-negro. Aos 17, mais uma grande defesa do goleiro potiguar. Marcelinho soltou uma bomba de fora da área e Camilo tirou com a ponta dos dedos. No minuto seguinte, o ABC deu o primeiro sinal de vida no jogo. Pio cruzou e Lendrão subiu sozinho e mandou a cabeçada para fora.

Aos 22 minutos, o último suspiro do Sport antes do apagão. Saci entrou na área e chutou cruzado. Bruno Mineiro deu o carrinho e por muito pouco não alcançou a bola. Foi tudo. A partir de então, o ABC e o árbitro do jogo dariam início ao “filme” de cinco minutos determinantes para o jogo. Aos 30 minutos, Lins caiu na área e Emerson de Almeida assinalou uma penalidade claramente inexistente. Cascata cobrou bem a abriu o placar. Logo na jogada seguinte, escanteio para o time abecedista, a zaga do Sport parou e Lins apenas escorou para fazer o segundo gol potiguar no jogo. Mais um minuto, e foi a vez do volante Róbston virar antagonista pelo lado leonino. O atleta, que já tinha amarelo por reclamação, chutou o adversário sem necessidade e foi expulso com justiça.

Era o suficiente para o Sport ficar desestabilizado em campo. O time ficou perdido e o ABC pressionou pelo terceiro gol até o apito final. No segundo tempo, o Sport voltou mais disposto a busca a reação. Maylson e Marcelinho chutaram duas bolas com perigo. A equipe cobrou perigosa, a bola pegou na rede pelo lado de fora da área. O Leão seguia levemente superior até o árbritro aparecer de novo no jogo, aos 15 minutos. Bom lançamento de Thiaguinho para Danilo, que invadiu a área e caiu após a chegada do goleiro Camilo. Pênalti contestável para o Leão. Estava nos pés de Marcelinho Paraíba a chance real de reação. Mas o meia foi para a cobrança e mandou uma bomba… no travessão.

O erro matou o time, que perdeu a inspiração e fez do jogo um filme já visto pela torcida: derrota fora de casa e a manutenção da quinta posição no campeonato. Aos 48 minutos, ainda deu tempo para Leandrão receber uma bola na área e marcar o terceiro gol com um chute forte. O próximo jogo do Sport é terça-feira, na Ilha do Retiro, contra o São Caetano.

Ficha do jogo

ABC 3

Camilo; Pio, Irineu (Esdras), Rômulo (Leonardo) e Renatinho Potiguar; Bileu, Ricardo Oliveira (Makelele), Jerson e Cascata; Lins e Leandrão.
Técnico: Leandro Campos.

Sport 0

Magrão; Thiaguinho, Montoya, Tobi e Wellington Saci; Rithely, Danilo Alves (Renato), Robston e Marcelinho Paraíba; Danielzinho (Maylson) e Bruno Mineiro (Júnior Viçosa).
Técnico: Paulo César Gusmão.

Local: Estádio Frasqueirão, em Natal.
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG).
Assistentes: Marconi Helbert Vieira (MG) e Arnaldo Rodrigues de Souza (CE).
Gols: Cascata, Lins e Leandrão (A)
Cartões amarelos: Bileu, Renatinho Potiguar. e Lins (A); Montoya, Tobi e Robston (S)
Cartão vermelho: Robston (S)

Público: 9.981

Renda: R$ 143.815