Sport

O Leão voltou

Sport vence o Vila Nova e está de volta à Série A em 2012

No sufoco, o Leão fez 1 a 0 no time goiano e garantiu o retorno à elite do futebol brasileiro

postado em 26/11/2011 17:59 / atualizado em 26/11/2011 22:15

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

GOIÂNIA - Foi dramático, como muitos imaginavam que ia ser. Mas o gol salvador de Bruno Mineiro, aos 26 minutos do segundo tempo, colocou o Sport de volta na Série A. Debaixo de uma chuva torrencial, com o gramado do Serra Dourada completamente encharcado, o Leão venceu o Vila Nova por 1 a 0 e foi o quarto e último time a confirmar presença Primeira Divisão em 2012.

O Sport iniciou o jogo nervoso, errando muitos passes e esbarrando na marcação do Vila Nova, que veio para o jogo bastante fechado, com apenas um atacante isolado na frente. Depois dos 15 minutos, porém, o Leão se acalmou e melhorou na partida.

Mesmo assim, foi para o ataque desordenadamente, se abrindo para os contra-ataques do adversário. Assim, o time da casa chegou com perigo duas vezes, com Leandro Cearense. Magrão fez duas grandes defesas e garantiu o empate.

No final do primeiro tempo o Sport passou a pressionar mais do Vila Nova, marcando forte presença no campo ofensivo. No meio-campo, Thiaguinho e Marcelinho Paraíba se movimentaram bastante, mas Róbston parecia estar perdido, prejudicando a criação da equipe. O Leão teve dois lances de perigo. Uma falta cobrada por Marcelinho Paraíba, obrigando o goleiro Luís Cetin a fazer grande defesa e uma cabeçada de Bruno Mineiro no travessão. No rebote, ninguém aproveitou.

Na volta para o segundo tempo, Mazola trocou Willians por Misael e com menos de 10 minutos tirou Renato para a entrada de Júnior Viçosa, colocando o time totalmente no ataque. A essa altura, com a forte chuva que caiu no Serra Dourada, o gramado estava bastante encharcado, impossibilitando o toque de bola. O jogo ficou feio e na base dos chutões. Para tocar a bola, os jogadores tinham que cavar, como no beach soccer.

O jogo se encaminhava para um drama, mas aos 26 minutos a história mudou. E o gol só poderia vir de uma maneira: cruzamento na área. Após cobrança de escanteio, Bruno Mineiro subiu mais alto que a zaga e cabeceou para o gol. Thiago Cetin se enrolou com a bola e ela entrou. O gol do alívio. Ou não. Com a desvantagem, o Vila Nova saiu para o ataque. Com o campo encharcado, foi um festival de chutões.

O Sport passou então a valorizar a posse de bola, se é que isso era possível. E assim foi até o final. A tranquilidade só veio mesmo quando o juiz apitou pela última vez. Sport na Série A. A festa foi geral. Os jogadores se emocionaram. A torcida invadiu o campo para comemorar com os atletas. O encharcado campo do Serra Dourada virou uma piscina, onde os torcedores fizeram questão de mergulhar.

 

Vila Nova

Luís Cetin; Túlio, Gabriel e Thiago Irineu; Victor Ferraz, Paulo Régis (John Lennon), Geovane, Romário (Antônio Carlos) e Diego; Leandro Cearense e Ricardinho (Filipe da Maia). Técnico: Roberto Cavalo

Sport

Magrão; Renato (Júnior Viçosa), Tobi, Gabriel e Saci; Rithelly, Róbston, Thiaguinho e Willians (Misael); Marcelinho Paraíba e Roberson (Bruno Mineiro). Técnico: Mazola

Local: Serra Dourada (Goiás). Árbitro: Héber Roberto Lopes (FIFA-PR). Assistentes: José Amilton Pontarolo e José Carlos Dias Passos (ambos do PR). Gol: Bruno Mineiro. Cartões amarelos: Marcelinho Paraíba, Bruno Mineiro (S) Thiago Irineu, Romário, Antônio Carlos (V). Público: 2.637 Renda: R$ 107.915.