Sport

Pernambucano

Sport só empata com o Araripina na estreia

Leoninos ficam no 1 a 1 com o Bode, no Chapadão do Araripe

postado em 15/01/2012 19:28 / atualizado em 15/01/2012 19:31

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Um jogo de dois tempos completamente distintos. Depois de entrar afobado e ser envolvido pelo Araripina na primeira metade da partida, o Sport conseguiu empatar o jogo dominando a etapa final. O 1 a 1 neste domingo serviu para mostrar que ainda há um longo caminho a ser percorrido, antes de os rubro-negros poderem afirmar que têm um time sólido e competitivo.

O primeiro lance do jogo evidenciou a tensão do elenco rubro-negro pela estreia. Numa jogada aparentemente tranquila, próximo à área defendida por Magrão, Moacir e Hamilton se atrapalharam para cortar uma bola e por pouco o Araripina não abriu o placar aos 40 segundos de partida. O lateral foi obrigado a fazer uma falta dura, sendo advertido com o cartão amarelo. Apesar do susto, o sistema defensivo leonino demorou para acordar, passando por mais sufoco em cruzamentos pela direita. Em um deles, Júnior Sertânia, auxiliado pelo vento, obrigou Magrão a praticar grande defesa.

Depois de conseguir equilibrar as ações no meio de campo, o time da Ilha do Retiro mostrou outra deficiência normal para o início da temporada. Ainda que mantivessem a posse de bola por mais tempo, os rubro-negros erravam passes excessivamente, oferecendo oportunidades para contra-ataques perigosos. Em um deles, aos 36, Cristóvão livrou-se da marcação de Rithelly e chutou forte, à meia altura. Mais uma vez, Magrão precisou salvar o Leão. O gol do Bode estava maduro e saiu aos 39, em nova jogada pelas laterais. Júnior Sertânia aproveitou o espaço na intermediária do Leão e procurou Vanderlei próximo à marca de pênalti. Como antes, o atacante do Araripina subiu mais alto que Montoya e desviou de cabeça, vencendo Magrão.

A solução encontrada por Mazola para mexer com seu time foi promover a substituição de Naldinho por Renato, que passou a atuar na lateral-direita, enquanto Moacir foi deslocado para a meia. Apesar de nenhuma mudança tática ter sido observada, o Sport cresceu sensivelmente. Principalmente porque as peças ofensivas passaram a se mexer mais. Logo veio a primeira grande chance leonina. Em boa jogada pela linha de fundo, Moacir tocou para Jheimy, que se livrou do marcador com um drible curto na pequena área e tocou na saída de Davi, mas o goleiro do Bode conseguiu se recuperar.

Mas o Sport seria recompensado pela mudança de atitude de seus atletas. Numa linda jogada, Jheimy se livrou do marcador pendurado nas suas costas com um toque sutil na bola. Na sequência, enfiou para Renato, que passava com velocidade pela direita. Com um toque, o lateral entrou sozinho na grande área e com o outro, empatou a partida num chute rasteiro.

O Araripina, que já não tinha o pique do primeiro tempo, sentiu o golpe, e foi envolvido pelos visitantes. Aos 32, o Sport chegou muito perto de empatar, quando Renato balançou a barra defendida por Davi com uma bomba no travessão. Mas o desempate não veio. Na quarta-feira, o Sport enfrenta o América, no Arruda, já que o gramado da Ilha do Retiro ainda não está em condições de ser utilizado. O Bode, por sua vez, encara o Central, em Caruaru.

FICHA DO JOGO


Araripina

Davi; Júnior Sertânia, Ivison, Oliveira (Índio) e Ailton; Gideon, Marcelo Pitbull, Vassoura (Índio) e Misael; Vanderlei e Cristóvão (Jameson). Técnico: Mirandinha.

Sport
Magrão; Moacir, Montoya, Tobi e Renê; Hamilton, Rithelly (Milton Júnior) , Naldinho (Renato) e Willians; Anderson Paraíba (Jackson) e Jheimy. Técnico: Mazola Júnior

Local: Chapadão do Araripe. Árbitro: Nielson Nogueira. Assistentes: Erich Bandeira e Pedro Wanderley. Gols: Vanderlei (A) e Renato (S). Cartões amarelos: Júnior Sertânia, Aílton (A), Moacir, Hamilton e Tobi (S). Público: 6.360. Renda: R$ 43.500,00.