Sport

Aflitos

Sport vence o Petrolina com gols de Marcelinho Paraíba e Jheimy

postado em 23/01/2012 22:49 / atualizado em 23/01/2012 23:50

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Pelo volume de jogo, o Sport poderia ter saído dos Aflitos com uma goleada sobre o Petrolina. Por outro lado, o Leão tomou um susto e por pouco não se complica ao ceder o gol de empate numa confusão de seu sistema defensivo. No fim, o 2 a 1 ficou de bom tamanho. Apesar da vantagem mínima no placar, a torcida deixou a partida satisfeita. Não somente pela primeira vitória do time no Pernambucano, mas principalmente por conta da mudança na postura de seus jogadores. Com o triunfo, que fechou a terceira rodada do Estadual, os comandados de Mazola Júnior saltaram para a 6ª colocação e enfrentam o Belo Jardim, no Mendonção, na quinta-feira.

Um Sport diferente desde a escalação. A numeração repassada pela assessoria de imprensa mostrava o atacante Marquinhos com a camisa 6. Quando a bola rolou, revelou um inesperado 3-5-2, com Hamilton atuando na esquerda do sistema defensivo. Apesar do pouco tempo para trabalhar esta alteração tática, o jogo do Leão encaixou desde o minuto inicial. Justamente numa jogada pela linha de fundo, com Marquinhos tocando para Jheimy, que chutou travado com a zaga. A recompensa pela postura veio aos seis minutos. Depois de receber um bom lançamento de Hamilton, Marcelinho Paraíba dominou a bola na meia esquerda, tocou para Roberson que devolveu, deixando o camisa 10 cara a cara com Jaílson. Com um toque sutil, Marcelinho driblou o goleiro e tocou de pé direito. 1 a 0.

O gol deu a tranquilidade que o Sport tanto precisava e aos poucos, foram surgindo novas oportunidades. A maioria delas, pela esquerda. Por ali, Marquinhos deu bons cruzamentos para Jheimy, Roberson e Rivaldo, no entanto, nenhum deles conseguiu ampliar a vantagem rubro-negra. Em seguida, num lance pontual, o Petrolina chegou ao empate. Numa bola chutada da zaga da Fera Sertaneja, Magrão precipitou-se e saiu da área para dividir com o atacante adversário no carrinho. A bola sobrou para Geovane, que friamente tocou por cobetura para o gol vazio. A reação dos torcedores nos minutos seguintes deram aos atletas a certeza de que um novo tropeço poderia custar muito caro. Principal destaque do jogo até ali, Marquinhos chegou a ouvir algumas queixas por conta de uma jogada isolada.

Além dele, outro alvo das críticas da torcida era o atacante Jheimy. Contratado como artilheiro do Boa Esporte, já havia indícios de que o centroavante seria mais uma vítima da “maldição da camisa 9” rubro-negra. No entanto, o Sport mostrou personalidade e manteve uma postura segura, pressionando o adversário em seu campo defensivo. O desempate veio aos 43, quando Hamilton, da esquerda, cruzou a bola no segundo pau. Com tranquilidade, Jheimy dominou no peito, antes de bater firme vencendo Jailson.

Nem mesmo a necessidade do Petrolina de buscar o empate diminuiu o domínio do meio-campo pelo Leão. Com uma marcação bem encaixada e muita movimentação, o Sport produziu alguns lances perigosos. Ainda que Marquinhos tenha diminuído o ritmo, Marcelinho Paraíba e Thiaguinho produziam boas ações ofensivas. Aos sertanejos, restavam as muitas cobranças de falta marcadas pelo arbitragem. Nenhuma, porém, ofereceu grande perigo à meta de Magrão. No final, o árbitro Gilberto Castro Júnior coroou sua atuação confusa ao expulsar Thiaguinho depois de o rubro-negro sofrer falta na lateral. Mesmo sem ter reagido à provocação de Geovane, o lateral recebeu o vermelho.

Sport
Magrão; Tobi, Montoya e Hamilton; Thiaguinho, Diogo, Rivaldo (Milton Júnior), Marcelinho Paraíba e Marquinhos; Roberson (Willians) e Jheimy (Anderson Paraíba). Técnico: Mazola Júnior.

Petrolina
Jailson; Lau, Jefinho (Wellington) e Daniel; Gustavo, Wilton, Anderson (Souza), Geovane e Fábio; Sinho e Julinho (Kleiton). Técnico: Pedro Manta.

Local: Aflitos. Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Assistentes: Ubirajara Ferraz e Roberto José. Gols: Marcelinho Paraíba, Jheimy (S) e Geovane (P). Cartões amarelos: Magrão, Tobi, Rivaldo, Thiaguinho (S) Lau, Geovane e Sinho (S). Expulsões: Thiaguinho (S) e Geovane (P) Público: 12.018. Renda: R$ 52.915.