Sport

PE 2012

Sport sufoca Náutico nos 15 primeiros minutos e vence rival por 4 a 3 na Ilha

Time rubro-negro tirou invencibilidade e liderança alvirrubra do Estadual

postado em 29/01/2012 19:03 / atualizado em 29/01/2012 20:42

Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press.
Com um início avassalador, o Sport venceu o Náutico por 4 x 3, em um emocionante clássico, o primeiro do ano no Pernambucano, neste domingo, na Ilha do Retiro. Com três gols nos 15 primeiros minutos, o Leão surpreendeu o Náutico, cuja defesa ainda não havia sofrido gols, e chegou à terceira vitória consecutiva na competição, agora em terceiro lugar, com 11 pontos. Com o resultado, o Rubro-negro chegou à marca de 17 jogos sem derrota para o rival centenário jogando na Ilha. Não perde desde março de 2004. Assim, igualou a marca do confronto, uma vez que o Timbu também ficou 17 clássicos sem derrota nos Aflitos entre 1964 e 1968. Com o revés neste domingo, o Náutico, que reagiu na etapa final, perdeu a liderança, sendo ultrapassado pelo Salgueiro. Ambos com 12 pontos.

Jogo - O Sport começou em um ritmo alucinante. Aos 2 minutos, Marcelinho Paraíba cobrou falta pelo lado esquerdo. Ele cruzou na área, mas acabou acertando mesmo foi o travessão de Gideão, assustado no lance. Os rubro-negros entraram mais ligados na partida, algumas vezes até excedendo na força duas divididas. O resultado disso foi o número de faltas, alto como em quase todos os últimos clássicos no estado.

O Leão apertou a marcação, sim, mas foi ainda melhor no setor ofensivo. Aos 6 minutos, Roberson iniciou a jogada, tocando para Marcelinho. O meia lançou Willian Rocha, improvisado no lado esquerdo, e este cruzou rasteiro. A zaga timbu cortou mal e a bola sobrou limpinha para o mesmo Roberson, já na grande área. O atacante chutou forte e abriu o placar.

Foi o primeiro da avalanche de gols. Aos 12, Diogo cruzou da direita. A bola cruzou toda a área, lotada, Mas apenas Willian Rocha subiu na jogada e cabeceou para as redes. Era o segundo gol rubro-negro. O resulado deixou a equipe alvirrubra atônita, perdida em campo. A marcação alvirrubra, elogiada até então, não acompanha o ritmo do adversário centenário.

Aos 13, a goleada na placar. Tentando reduzir o placar a todo custo, o Náutico cedeu espaços e Marcelinho Paraíba armou um contragolpe letal. Avançou até a meta de Gideão. Não foi fominha e tocou a bola, levemente, para Roberson empurrar para o gol vazio, 3 a 0.

Em menos de 15 minutos, um time que passou 360 minutos sem levar um gol já havia sido vazado três vezes. O Náutico só chegou com perigo pela primeira vez aos 23. Numa cobrança de falta, Souza quase fez o primeiro, mas Magrão espalmou para escanteio.Tentando se reorganizar, o Timbu passou a cadencia o jogo. O Leão, por sua vez, não estava interessado em reduzir o ímpeto, empurrado pela torcida, mas, de forma natural, acabou mudando o estilo, priorizando a marcação.

Assim, o Leão cometeu faltas. E na segunda tentativa na bola parada, o Náutico, enfim, diminuiu. Aos 28, Souza acertou uma bela cobrança, no ângulo direito de Magrão, que esticou todo, mas não alcançou a bola. O mesmo Souza, com o pé calibrado, quase marcou outro gol de falta aos 33. Até o fim do primeiro tempo, o Alvirrubro passou a jogar mais no campo ofensivo, diante de uma adversário bem postado.

No intervalo, o técnico Mazola Júnior modificou a equipe, colocando Renato no lugar de Jheimy. O objetivo era reforçar a defesa da equipe, sem esquecer os contragolpes. Assim, Roberson ficou isolado na frente. Sem mudanças, mas com mais vontade, o Náutico buscou bastante o ataque pelas laterais. Mas as melhores chances seguiam na bola, novamente com Souza. Aos 9, cobrou no ângulo esquerdo de Magrão, que ficou estático. A bola passou raspando a trave.

A reação fo Náutico parecia acabar de vez aos 15 minutos. No segundo escanteio pelo lado direito, Marcelinho Paraíba cobrou fechado e Tobi desviou de primeira. A bola ainda bateu na trave antes de entrar. Foi a senha para parte da torcida timbu deixar o estádio.Acabou sem ver os dois gols do Timbu. Aos 29, Jefferson marcou um golaço, numa bomba. Aos 41, foi a vez de Lenon, que chutou, a bola desviou e enganou Magrão, deixando o placar em 4 x 3 para o Sport. O Leão apertou a marcação

Ficha técnica

4 Sport
Magrão; Thiaguinho, Montoya, Tobi e Willian Rocha; Hamilton, Rivaldo, Diogo (Moacir) e Marcelinho Paraíba (Vagner Silva); Roberson e Jheimy (Renato). Técnico: Mazola Júnior

3 Náutico
Gideão; João Ananias (Lenon), Ronaldo Alves, Marlon e Jefferson; Derley, Elicarlos, Souza, Eduardo Ramos (Berger) e Cascata; Siloé. Técnico: Waldemar Lemos

Loca: Ilha do Retiro: Árbitro: Gleydson Leite. Assistentes. Erich Bandeira e Alcides Lira. Gols: Robserson (2), Willian Rocha e Diogo (S); Lenon, Souza e Jefferson (N). Cartões vermelhos: Montoya (S); Jefferson (N). Cartões amarelos: Marcelinhos Paraíba, Diogo e Tobi (S); Elicarlos, Derley e Cascata (N). Público: 24.617 torcedores. Renda: R$ 266.400.