Sport

Multidões

Com grande atuação, Sport derrota o Santa por 3 x 1 no Arruda

Os gols do Leão foram marcados por Jheimy, Marcelinho Paraíba e Milton Júnior

postado em 16/02/2012 22:59 / atualizado em 17/02/2012 01:09

O bloco rubro-negro antecipou o carnaval pernambucano. Popular como sempre, o Clássico das Multidões em um Arruda repleto, na noite desta quinta-feira, terminou com uma grande festa da torcida do Sport, que viu o time jogar com uma organização tática impressionante e impôs ao Santa Cruz a primeira derrota em seu estádio nesta temporada. Vitória  por 3 a 1,com tentos de Jheimy, Marcelinho Paraíba e Milton Júnior. O Sport termina a rodada em terceiro lugar, com 20 pontos, e, para completar, deixa o maior rival for a do G4 no carnaval.

O treinador teve que contornar dois sérios desfalques de última hora, o goleiro Tiago Cardoso e o meia Weslley, que realizaram exames à tarde e foram vetados pelo departamento médico. Apesar disso, Zé Teodoro ousou ao escalar um quarteto ofensivo, com Luciano Henrique e Carlinhos Bala no meio-campo e Dênis Marques e Flávio Caça-Rato. Mazola não improvisou nas alas desta vez, com Renê e Moacir na esquerda e na direita, respectivamente. Na frente, não titubeou ao escalar como titular o centroavante Jael, regularizado na quarta-feira. Para travar o ímpeto coral, três volantes. Nos cinco primeiros minutos, um jogo bastante corrido, com as duas equipes abusando de atacar pelas laterais.

Como era de se esperar, Everton Sena “colou” em Marcelinho Paraíba. Ainda assim, o camisa 10 do Leão conseguiu distribuir o jogo, com a ajuda de Marquinhos Paraná. E o primeiro chute a gol foi rubro-negro, através do estreante Jael, aos 6 minutos, de fora da área. Bateu forte, mas muito alto.  Aos 12 minutos, Tobi cometeu uma falta dura em Caça-Rato. Lance perigosíssimo para o Tricolor, mas Luciano Henrique cobrou mal, na barreira. O próprio LH quase marcou um golaço dez minutos depois, arriscando da intermediária. A bola passou raspando o travessão de Magrão.

Aos 28 minutos, a primeira grande chance do primeiro tempo. Num contragolpe, Marcelinho deixou Jael livre na grande área. O atacante bateu de primeira, fraco, nas mãos de Diego Lima. Nervoso, Jael acabou sendo advertido com um cartão amarelo logo depois, ao tentar cavar um pênalti. Outra importante advertência foi para Everton Sena, que derrubou Rivaldo. Até ali, o jovem zagueiro coral ia contendo o avanço de Marcelinho. A cada desarme, festa da torcida tricolor.

Jheimy, que não fazia uma boa partida, acabou sendo decisivopara o Leão. Aos 43 minutos, Marquinhos Paraná foi acionado pelo lado direito, livre, livre. Ele teve tempo para esperar o posicionamento dos atacantes na grande área e cruzou na medida para o Jheimy, que cabeceou firme, sem chance para o goleiro, 1 a 0.

Insatisfeito com o rendimento ofensivo do time, Zé Teodoro fez duas mudanças no intervalo. Tirou Bala, apagadíssimo em campo, e Caça-Rato. Entraram o volante Sandro Manoel, para reforçar a marcação, e Jefferson Maranhão, para  botar fogo jogo, nas palavras do próprio jogador ao entrar. Enquanto isso, Mazola manteve a formação.

Apesar das mudanças no Tricolor, o Sport voltou mais disposto a definir o placar logo nos primeiros minutos. Num rebote, Marcelinho perdeu ótima chance aos 2 minutos. Logo depois, num cruzamento de Renê, Jael cabeceou no cantinho e Diego Lima fez uma grande defesa.

Aos 15, o Santa fez a sua última alteração, com a estreia do atacane Geilson, no lugar de Luciano Henrique, cansado. O Leão seguia bem postado em campo, mantendo a tranquilidade. Aos 22, Rivaldo fez grande jogada pelo lado esquerdo e cruzou na área. Jael ia encher o pé quando a zaga cortou, mas cortou mal. A bola sobrou para Marcelinho, que bateu de direita, ampliando no Arruda. A partir dos 35 minutos, gritos de olé da torcida rubro-negra, começando de vez o carnaval. O auge da festa veio com a goleada, aos 44, com Milton Júnior, num contragolpe. André Oliveira ainda descontou no último lance, de cabeça. Mas não teve jeito. Nesta noite o Recife se preparou o Leão da Madrugada.

Ficha técnica

1 Santa Cruz
Diego Lima, Diogo, Leandro Souza, André Oliveira e Dutra; Everton Sena, Memo,  Luciano Henrique (Geílson) e Carlinhos Bala (Jefferson Maranhão); Dênis Marques e Flávio Caça-Rato (Sandro Manoel). Técnico: Zé Teodoro.

3 Sport
Magrão, Moacir, Tobi, Bruno Aguiar (Montoya) e Renê; Hamilton, Rivaldo, Marquinhos Paraná (Diogo) e Marcelinho Paraíba; Jheimy e Jael (Milton Júnior). Técnico: Mazola Júnior.

Local: Arruda. Árbitro: Ricardo Tavares. Assistentes: Jossemar Diniz e Wilton Lins. Gols: Jheimy, Marcelinho e Milton Júnior. (S). Cartões amarelos: Caça-Rato, Diogo, Bala e Everton Sena (SC); Hamilton, Jael e Jheimy (S). Público: 45.109. Renda: R$ 651.750