Sport

PE 2012

No sufoco, Sport bate Central na Ilha do Retiro por 2 a 1

Com a vitória, time leonino assumiu a segunda posição do Estadual

postado em 23/02/2012 22:58 / atualizado em 24/02/2012 09:07

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Jogando o suficiente para bater o Central por 2 a 1, o Sport fechou os jogos de i da do Pernambucano na vice-liderança. Mostrando uma evolução no seu sistema ofensivo e as mesmas falhas de posicionamento e marcação da defesa, o Leão chegou aos 23 pontos e ultrapassou o Náutico no encerramento da 11ª rodada do Estadual. Na próxima rodada, os rubro-negros voltam a encarar a Patativa, no domingo, desta vez em Caruaru.

Desde os instantes iniciais da partida, o Sport mostrou uma virtude que seus torcedores ansiavam há muito tempo: uma cara de time. Não por coincidência, a evolução da equipe deu-se à medida que o técnico Mazola Júnior foi definindo a espinha dorsal leonina. Contra o Central, por exemplo, a única alteração em relação à formação da vitória sobre o Santa Cruz foi na lateral-esquerda. Na vaga de Renê, machucado, entrou Diego Goiano, que não conseguiu manter o nível do setor. Vale ressaltar entretanto, que os rubro-negros voltaram a apresentar falhas de posicionamento e marcação.

É claro que a fragilidade do Central deve ser levada em consideração, mas a evolução do padrão de jogo rubro-negro é inquestionável. Tanto que apesar da retranca armada pelo técnico Júnior Caruaru, que escalou a Patativa num 3-6-1, o Leão impôs seu ritmo desde o começo do confronto. Com Jael mais enfiado na área adversária, Jheimy, Rivaldo, Marquinhos Paraná e principalmente Marcelinho Paraíba trocavam passes na intermediária ofensiva.

Uma boa prova do crescimento do futebol do Sport foi a jogada do primeiro gol, aos 22 do primeiro tempo. A bola girou nos pés das peças do ataque até parar em Moacir, na linha de fundo. O lateral teve a tranquilidade para levantar a cabeça antes de dar uma bela assistência para Rivaldo. Em grande fase, o volante deixou o zagueiro Vágner Manso no chão com um drible seco e bateu firme, de esquerda, abrindo o placar. Depois do gol, entretanto, a partida esfriou por conta da postura adotada pelas equipes. Em vantagem, os rubro-negros diminuíram o ritmo. O Central, entretanto, manteve a proposta defensiva.

A inércia acabou logo no primeiro lance de perigo da etapa final. No primeiro lance de Renato, que substituiu Moacir, lesionado, o lateral avançou até a linha de fundo e cruzou no segundo pau. Bem posicionado, Jael bateu de primeira, ampliando a vantagem leonina. Desta vez, porém, a Patativa se lançou ao ataque, expondo falhas de posicionamento da zaga do Sport. No primeiro lance, Hamilton errou o carrinho e deixou Valdson cara a cara com Magrão. O atacante tentou encobrir Magrão, mas o goleiro estava bem posicionado e fez defesa segura. Logo em seguida, Valdson aproveitou a falha de cobertura de Tobi e entrou sozinho novamente na área adversária. Desta vez, o alvinegro acertou um belo chute no ângulo.

Diante do crescimento do adversário, Mazola resolveu promover mudanças no time. Com duas substituições (Milton Júnior na vaga de Jheimy e Thiaguinho no lugar de Diogo Goiano), o treinador mudou o esquema do Sport, que passou a atuar no 3-5-2, com Hamilton recuado para a zaga e Marcelinho adiantado para o ataque. As alterações deixaram o jogo mais truncado no meio de campo e com boas chances para ambos os lados. Em uma delas, Jael enfiou Marcelinho, que driblou o goleiro Rodrigo, mas chutou por cima da barra.

Sport
Magão; Moacir (Renato), Tobi, Bruno e Diogo Goiano (Thiaguinho); Hamilton, Rivaldo, Marquinhos Paraná e Marcelinho Paraíba; Jheimy (Milton Júnior) e Jael. Técnico: Mazola Júnior.

Central
Rodrigo; Vagner Manso, Davidson (Zé Carlos) e Ricardo; Viola (Eduardo Teles), Roberto, Cléber, Lenilson, Diego e Célio Lima; Valdson. Técnico: Júnior Caruaru.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Ricardo Jorge. Assistentes: Ubirajara Ferraz e Roberto José. Gols: Rivaldo, Jael (S) e Valdson (C). Cartões amarelos: Rivaldo, Diogo Goiano, Tobi (S), Viola, Cléber e Eduardo Teles (C).