Sport

15ª rodada

Sport vence o Araripina na Ilha do Retiro

Marcelinho Paraíba foi o destaque do jogo, marcando os gols da vitória rubro-negra

postado em 08/03/2012 00:00 / atualizado em 08/03/2012 01:07

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

A apresentação convincente, tão aguardada pela torcida do Sport, tinha tudo para ter vindo contra o Araripina. Mesmo diante de um adversário frágil, os rubro-negros fizeram uma partida de muita disciplina tática, mostrando muita disposição. Porém, depois de modificações confusas de Mazola, o time voltou a apresentar algumas falhas em seu sistema defensivo. No fim das contas, o que poderia ter sido uma goleada retumbante, acabou sendo uma boa vitória por 2 a 1. Destaque para mais uma grande apresentação do meia Marcelinho Paraíba, que marcou dois gols, assumindo a artilharia do Pernambucano. O Sport, por sua vez, permanece na vice-liderança do Estadual e enfrentam o América, no domingo.

A notícia de que Marquinhos Gabriel entraria na vaga de Diogo Oliveira foi recebida com surpresa na Ilha do Retiro. A possibilidade de o Sport entrar em campo num surpreendente 4-3-3 acabou se confirmando dentro de campo, com Willians aberto na direita, Marquinhos Gabriel na esquerda e Jael como referência. Com a marcação adiantada, e muita movimentação, os rubro-negros pressionaram os visitantes desde os instantes iniciais.

Fosse por meio de troca de passes, jogadas individuais ou através de cobranças de faltas e escanteios, o Leão mostrou disposição para apresentar, enfim, um futebol convincente. Só nos 15 primeiros minutos, Jael finalizou com perigo quatro vezes, Willians duas e Thiaguinho outra. O gol estava maduro. Apesar de ter reduzido um pouco o ritmo após a pressão inicial, os rubro-negros seguiram com maior volume, envolvendo o Bode em seus domínios.

E, se o goleiro Davi ia salvando os sertanejos com a bola rolando, Marcelinho Paraíba deu um jeito de colocar o Leão em vantagem cobrando uma falta indefensável. O oitavo gol dele no Pernambucano. Mesmo cadenciando mais as jogadas, o Sport mantinha a partida sob seu controle. Como vem sendo observado desde o início da temporada, houve algumas falhas do sistema defensivo, tanto na questão da marcação quanto do posicionamento.

Um lance, aos 45 minutos, definiu o que foi o primeiro tempo. Da intermediária rubro-negra, Rivaldo lançou Jael, que tocou de cabeça para Marcelinho. De primeira, o meia cruzou para Willians, que tocou para trás, deixando Marquinhos Gabriel em condições de finalizar. O chute rasteiro obrigou Davi a praticar mais uma grande defesa. E o Leão desceu para o vestiário com a certeza de que já poderia estar aplicando uma goleada.

Ao contrário do que se observou em rodadas anteriores, os rubro-negros voltaram para o segundo tempo com a mesma disposição da etapa inicial. Depois de rondar a área adversária e chegar com perigo algumas vezes à barra de Davi, o Leão finalmente ampliou sua vantagem. Novamente, com Marcelinho Paraíba, que em jogada individual, venceu o goleiro adversário mais uma vez em chute de fora da área.

No entanto, com substituições confusas, por pouco a partida não ficou complicada. E o gol do Araripina, aos 30 minutos, serviu para alertar que ainda há um longo caminho, até que o Sport consiga se tornar um time competitivo para a disputa da Série A. Em mais uma falha de seu sistema defensivo, os rubro-negros viram Cristiano Sergipano diminuir a vantagem.


Sport
Magrão; Thiaguinho (Moacir), Bruno Aguiar, Tobi e Renê; Hamilton, Rivaldo e Marcelinho Paraíba; Willians (Roberson), Marquinhos (Renato) e Jael. Técnico: Mazola Júnior.

Araripina
Davi; Jamesson (Felipe Araripina), Serginho, Everton e Ailton (Tatu); Nilson, Jackson, Vassoura (Romário) e Rosembrick; Cristiano Sergipano e Cristóvão. Técnico: Paulo Júnior.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Ricardo Jorge. Assistentes: Nilton Lins e Ricardo Chianca. Gols: Marcelinho Paraíba (duas vezes) (S) e Cristiano Sergipano (A). Cartões amarelos: Thiaguinho, Roberson, Renato, Magrão, Rivaldo (S), Davi, Cristiano e Felipe Araripina (A). Público: 13.376. Renda: R$ 113.630,00.