Sport

Ainda líder

Sport não consegue sair do 0 a 0 com o Salgueiro, mas manteve liderança

postado em 17/03/2012 20:59 / atualizado em 17/03/2012 22:11

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
Na briga pela liderança do Pernambucano, Sport e Salgueiro não saíram do 0 a 0, ontem à noite, na Ilha do Retiro. Melhor para o Leão, que manteve os dois pontos de vantagem sobre o adversário. Ao contrário do que vinha sendo observado nas rodadas anteriores, o sistema ofensivo rubro-negro não funcionou desta vez. Faltou movimentação e criatividade, o que irritou os mais de 23 mil torcedores que tentaram empurrar o time a mais uma vitória. Resta saber o que o técnico Mazola Júnior fará com a semana de preparação que terá antes do clássico com o Náutico.

A expectativa de que o Salgueiro pudesse vir para a Ilha do Retiro com uma proposta de forte marcação e contra-ataques foi frustrada assim que a bola começou a rolar. O Carcará adiantou sua marcação e passou a pressionar o Sport no campo defensivo do Leão. Jogando em seus domínios, os rubro-negros também saíam para o jogo, deixando a partida bastante franca no meio de campo. Quando partiam para o ataque, os jogadores do Sport tinham dificuldade em achar espaços na defesa adversária e alguns passes errados deram oportunidades para o Salgueiro chegar com perigo. Na melhor chance, Marcos Tamandaré arrancou pela direita, driblou Julinho e cruzou para Élvis. O meia desviou com o pé direito, mas Magrão fez uma defesa segura.


A primeira grande ação ofensiva do Leão veio somente aos 29 minutos. Tentando se livrar da forte marcação, Jael abriu pela ponta direita e recebeu um belo passe. O atacante cruzou no segundo pau, Marquinhos Gabriel subiu mais alto que a zaga e cabeceou com força. A bola explodiu na trave direita de Luciano, que já estava batido. A jogada traduziu o melhor momento do Sport na partida, que passou a imprimir um ritmo mais forte, pressionando a saída de bola adversária e forçando o Carcará a alguns erros de passe. Mas, no dia em que o sistema defensivo do Leão parecia mais ligado que os anteriores, os homens da frente não conseguiam manter o mesmo padrão que vinha apresentando. E assim, a primeira etapa terminou 0 a 0.

Ao contrário do que se imaginava, os rubro-negros voltaram de forma sonolenta para o segundo tempo. O ímpeto ofensivo praticamente sumiu e o técnico Mazola Júnior viu-se obrigado a mexer o time. A primeira substituição foi a entrada do meia Milton Júnior no lugar do estreante Julinho. Com isso, o atacante Marquinhos Gabriel foi deslocado para a esquerda e o time. Em seguida, foi a vez de Renato entrar na vaga de Moacir. Apesar das alterações, o Sport continuou enfrentando muitas dificuldades para chegar à meta adversária. Tanto pela própria falta de movimentação quanto pela boa marcação do Carcará.

Na reta final do jogo, o Salgueiro limitou-se a marcar, enquanto o Sport desperdiçava suas ações ofensivas em finalizações ou passes errados. Como os rubro-negros classificaram-se de maneira antecipada à segunda fase da Copa do Brasil, o técnico Mazola Júnior terá uma semana para preparar o time para o clássico contra o Náutico, no próximo domingo, nos Aflitos.


Sport
Magrão; Moacir (Renato), Bruno Aguiar, Tobi e Julinho (Milton Júnior); Diogo, Rivaldo e Marcelinho; Marquinhos Gabriel, Willians (Roberson) e Jael. Técnico: Mazola Júnior.

Salgueiro
Luciano; Tamandaré, Alemão, Luiz Eduardo e Peris; Josa, Dinho, Vitor Caicó e Clébson (Dudu); Elvis (Edmar) e Fabrício Ceará. Técnico: Neco.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Ricardo Tavares. Assistentes: Elan Vieira e Albert Júnior. Cartões amarelos: Willians, Rivaldo (SP), Luiz Eduardo, Alemão e Dinho (SA). Público: 23.331 Renda: R$185.385,00.