Sport

Aniversário

Ídolo, Magrão comemora 35 anos

postado em 09/04/2012 14:51 / atualizado em 09/04/2012 15:58

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Cecília Sá Pereira/DP/DA Press
Toda a paixão que envolve o futebol costuma fazer da idolatria uma estação passageira na carreira de um jogador. Não são raros os casos de atletas que provaram os sabores do heroísmo e da vilania dentro de um mesmo clube. Alguns, entretanto, conseguem ingressar no seleto hall dos ídolos eternos. E o goleiro Magrão parece ter um lugar garantido nesta seção. Completando 35 anos nesta segunda-feira, o paredão rubro-negro calou, com defesas arrojadas, as críticas dos poucos que cogitaram o fim de sua passagem pela Ilha do Retiro.

No Sport desde 2005, Magrão precisou de pouco mais de duas temporadas para conquistar a titularidade. Os desempenhos em momentos cruciais fizeram com que ele ultrapasse Maizena e Gustavo na disputa pela camisa 1. No início do Brasileiro de 2007, perdeu a posição para Cléber, mas tratou de corrigir algumas deficiências e naquela mesma competição retomou o posto. E nunca mais o deixou escapar. Neste período, conquistou cinco Pernambucanos, uma Copa do Brasil, além do acesso à Série A no ano passado.

Além dos desempenhos quase impecáveis dentro de campo, outros atributos contribuem para a condição de ídolo. Magrão nunca envolveu-se em polêmica. O goleiro costuma ser um dos primeiros a chegar aos treinamentos e não há um registro sequer de desafeto com algum colega ou integrante de comissão técnica. "Boa-praça", o camisa 1 tem o respeito, inclusive, de alvirrubros e tricolores, que muitas vezes viram seus atacantes pararem nas mãos do paredão.

Segundo o site oficial do clube, Magrão já defendeu o Sport em 374 oportunidades. Com contrato assinado até o final da atual temporada, o impressionante número de 400 partidas deverá ser alcançado durante o Brasileirão. Caso ele mantenha esse desempenho, não há porquê não prorrogar o compromisso.

Como parte da celebração por seu aniversário, o Sport resolveu promover o encontro do goleiro com dez torcedores. Magrão será entrevistado pelos fãs, que serão definidos através de sorteios no twitter e no facebook do clube.

Parabéns, Magrão!