Sport

Copa do Brasil

Sport é goleado pelo Paysandu e está eliminado da Copa do Brasil

Sem piedade, Papão aplicou 4 a 1 e instalou a crise na Ilha do Retiro

postado em 12/04/2012 00:14 / atualizado em 12/04/2012 01:21

Rodolfo Bourbon /Diario de Pernambuco

O Paysandu nunca havia chegado a uma disputa de oitavas de final da Copa do Brasil. O tabu parecia difícil de ser superado. Afinal, a equipe paraense tinha à frente um campeão. Mas, de 2008, o Sport não teve coisa alguma. A torcida não encheu o estádio, diferente das decisões de quatro anos atrás. O time não mereceu. E o público inferior a 15 mil pessoas esvaziou as arquibancadas com vergonha. Revoltado com o desempenho do time, com as escolhas do técnico Mazola Júnior, com o resultado, com a eliminação. Perder de 4 a 1 em casa? Pareceu mentira. Mas o oponente fez por merecer: agiu como Papão. E instalou a crise na Ilha do Retiro.

Com 15 minutos de jogo, o torcedor rubro-negro já não se continha de tanta insatisfação. Seja com os erros de passe, com as brechas de marcação ou com o árbitro. Parecia adivinhar como seria todo o restante da partida. Futebol sofrível. Em vantagem por ter vencido o duelo de ida por 2 a 1 e com o regulamento embaixo do braço, o Paysandu cercou o Sport e avançou sem pressa.Criou a primeira chance de gol da partida, com Thiago Potiguar, um dos melhores em campo. Aos 15, enfim, o Leão arrematou a gol. Renê chutou sem ofertar dificuldade à meta do Papão.

CONFIRA AS IMAGENS DA DERROTA LEONINA DENTRO DA ILHA

Aos 30, o rendimento apático seria injustamente coroado com gol. Mas Paulo César Oliveira viu Jael dominar a bola com a mão antes de mandá-la para o fundo das redes. Lance corretamente anulado.

Segundo tempo
O Sport voltou a campo tão mprodutivo quanto saiu. Logo com 12 minutos, a ducha de água fria. O “popular” Pikachu recebeu passe da defesa, avançou do lado direito e chutou forte, cruzado e rasteiro: 1 a 0. Seis minutos depois, o gol para afastar qualquer possibilidade de reação do Leão. Heliton não desperdiçou o cruzamento e ampliou: 2 a 0.

A 15 minutos do fim do jogo, o zagueiro Bruno Aguiar descontou para o Sport. Naquele momento, o time precisaria de mais três. Mas esbarrou em um inspirado Paulo Rafael, ex-terceiro goleiro do Sport. Nem as cobranças de falta de Marcelinho Paraíba conseguiram ser concluídas com êxito. Não deu tempo nem de sonhar. Aos 40, em lance polêmico, do qual Hamilton reclamou de pé alto, Heliton aproveitou a brecha do juiz e fez mais um: 3 a 1.

As vaias e os xingamentos dos leoninos se transformaram em irônicos gritos de “olé, olé”. Não faltou ainda o coro de “burro, burro”. Do outro lado, Lecheva, aquele responsável por perder o pênalti do título do Santa Cruz, durante a final do PE2006 contra o próprio Sport, mantinha um riso discreto. Aparentemente, de vingança. Para fechar a atuação medonha dos rubro-negros, só mais um do Paysandu. E, dos pés de Rafael Oliveira, surgiu o gol da humilhação, da goleada. Dia para o Leão esquecer.

Ficha técnica

Sport
Magrão; Moacir, Bruno Aguiar, Edcarlos e Renê; Hamilton, Rivaldo (Marquinhos
Paraná), Naldinho (Ruan) e Marcelinho Paraíba; Willians (Jheimy) e Jael.
Técnico: Mazola Júnior

Paysandu
Paulo Rafael; Pikachu, Douglas, Thiago Costa e Pablo; Neto, Billy (Da Silva),
Leandrinho e Thiago Potiguar (Harisson); Rafael Oliveira e Adriano Magrão
(Heliton). Técnico: Lecheva

Local: Estádio da Ilha do Retiro (Recife). Árbitro: Paulo César Oliveira (SP).
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Carolina Romanholi (CE). Gols:
Bruno Aguiar (S); Pikachu, Heliton (2) e Rafael Oliveira (P). Cartão amarelo:
Rivaldo (S). Público: 14.933. Renda: R$ 177.175,00