Sport

Ilha do Retiro

Sport fica no empate com o Flamengo na estreia do Brasileirão da Série A

Leoninos abriram o placar, mas deixaram os cariocas igualar a contagem em 1 a 1

postado em 19/05/2012 20:34 / atualizado em 19/05/2012 22:44

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A bola voltou a rolar em Pernambuco por uma partida da elite do futebol nacional. Rivais, Sport e Flamengo disputaram o jogo de abertura da edição 2012 do Brasileirão. Apesar do empate por 1 a 1, a torcida leonina deixou o jogo com as esperanças renovadas. Mesmo sem alguns dos principais jogadores da equipe nesta temporada, o Leão foi valente, jogando melhor que o adversário durante a maior parte do tempo. O próximo compromisso da equipe pernambucana é contra o Santos, no próximo domingo. Na segunda-feira, o elenco se apresenta ao técnico Vágner Mancini, que comandará o primeiro treinamento.

O receio de que a torcida do Sport não prestigiaria o retorno do Leão foi desfeito antes mesmo de a bola rolar. Acreditando na promessa de um time diferente, os torcedores lotaram as arquibancadas e viram uma equipe com uma atitude bem diferente daquela do Estadual. Movimentando-se bastante, os atletas do time pernambucano marcaram os adversários de perto, e se lançaram ao ataque em trocas de passes rápidas.


Antes dos dez minutos, o Leão esteve muito perto de sair na frente. Numa tabela rápida com o estreante Felipe Azevedo, Thiaguinho entrou cara a cara com Paulo Victor e tocou na saída de Paulo Victor. O gol foi anulado pela arbitragem, que viu impedimento no lance. Aos 13, foi a vez de o Flamengo assustar. Cobrando falta da intermediária, Ronaldinho Gaúcho buscou o ângulo esquerdo de Magrão, mas a bola se perdeu pela linha de fundo.

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O Sport seguiu tomando a iniciativa. E numa pressão iniciada aos 28, o Leão mostrou que vencê-lo na Ilha do Retiro poderá não ser tarefa fácil ao longo da competição. Numa bela jogada, Marquinhos Gabriel recebeu dentro da grande área, dominou com a esquerda e bateu de primeira com a direita, obrigando Paulo Victor a ceder o escanteio. Na cobrança, Edcarlos subiu no primeiro pau e cabeceou para o chão, obrigando o goleiro do Flamengo a nova defesa arrojada. Instantes depois, Thiaguinho arrancou pela esquerda, aproveitando contra-ataque, e bateu cruzado, rasteiro, obrigando Paulo Victor a mandar a bola pela linha de fundo novamente.

E a pressão continuou. Com a marcação bem encaixada, o Sport conseguiu mergulhar em alguns contra-ataques. Aos 36, foi a vez de Marquinhos Gabriel arrancar pela esquerda. Com um corte seco no zagueiro, ele invadiu a área carioca e bateu alto, de esquerda. Mais uma vez, Paulo Victor precisou se esticar para ceder escanteio. Mas o Flamengo não estava morto. Num cochilo da zaga leonina, Kleberson entrou cara a cara com Magrão, depois de cobrança rápida de falta. O goleiro leonino cresceu para cima do adversário e praticando uma grande defesa.

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Tentando dar mais mobilidade ao seu meio de campo, Joel Santana mexeu no time durante o intervalo, colocando Amaral na vaga de Rômulo. Mas o Sport seguiu controlando o meio de campo com uma marcação bem encaixada. E foi numa bola recuperada no meio que nasceu o primeiro gol do Leão no Brasileiro. Em descida rápida pela direita, Moacir finalizou, mas a bola desviou na zaga. No rebote, Marquinhos Gabriel bateu com categoria, vencendo Paulo Victor, que nem se mexeu.

Foi a senha para as duas equipes mudarem suas estratégias. Para aumentar a força de seu meio de campo, o interino Gustavo Bueno colocou Renê na vaga de Thiaguinho e Diogo Oliveira no lugar de Naldinho, que saiu lesionado. Ainda tentando encontrar seu posicionamento novamente, o Leão quase cede o empate. Lançado, Vágner Love entrou de frente com Magrão, uma vez que a zaga pernambucana pedia o impedimento. Mas o atacante desperdiçou a chance, mandando a bola por cima da barra.

Tentando reverter a situação, o Flamengo passou a pressionar a saída de bola leonina. E aos 27, os cariocas alcançaram o empate. Em nova falha coletiva do sistema defensivo pernambucano, Kléberson encontrou uma brecha entre os zagueiros e lançou Vágner Love. Desta vez, o atacante teve tranquilidade para tocar na saída de Magrão. Com um elenco mais experiente, os cariocas passaram a passar mais tempo com a posse de bola. Mas foi o Sport quem chegou mais perto da vitória. Em jogada iniciada na esquerda, com Renê, Moacir carimbou o travessão adversário, depois de a bola desviar na zaga.

SPORT

Magrão; Bruno Aguiar, Edcarlos e Tobi; Moacir, Rithely, Naldinho (Diogo Oliveira), Thiaguinho (Renê) e Rivaldo; Marquinhos Gabriel e Felipe Azevedo (Ruan). Interino: Gustavo Bueno.

FLAMENGO
Paulo Victor; Léo Moura, Wellington, Gonzales e Magal; Rômulo (Amaral), Luiz Antônio, Kléberson e Bottinelli (Deivid); Ronaldinho Gaúcho e Vágner Love. Técnico: Joel Santana.

Local: Ilha do Retiro Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP) Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gassen (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (SP) Gols: Marquinhos Gabriel (S) e Vágner Love (F) Cartões amarelos: Edcarlos, Naldinho (S), Bottinelli e Wellington (F) Público: 28.636 Renda: R$ 606.770