Sport

Não deu

Sport desperdiça chances e acaba derrotado pelo Cruzeiro em Varginha

Rubro-negros mantiveram marcação forte, mas o setor ofensivo voltou a pecar

postado em 10/06/2012 20:25 / atualizado em 10/06/2012 21:03

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
Apesar de o time ter mostrado a mesma disposição dos jogos anteriores, a raça desta vez não foi suficiente. Diante do Cruzeiro, em Varginha, o Sport conheceu sua primeira derrota neste Brasileirão. O placar foi de 1 a 0. Como nos jogos anteriores, a equipe pernambucana esbarrou em sua própria deficiência técnica. O problema é que desta vez, os atacantes não ajudaram. Depois de desperdiçarem duas oportunidades claras de gol, os rubro-negros pagaram caro e viram os mineiros vencerem com um pênalti. Com este resultado, o Leão caiu para a 11ª posição e encara o Bahia, no próximo domingo, novamente fora de casa.

O início do confronto mostrava um Sport diferente daquele das rodadas anteriores. Ainda que tenha mantido a aposta num sistema defensivo compacto, a marcação não estava tão bem encaixada. Mudança que pode ser justificada por dois fatores: a ausência de Moacir e o desgaste físico do grupo. Sem poder contar com o lateral, Mancini ocupou o setor improvisando o zagueiro Tobi por ali. Aos poucos, entretanto, o Leão se adaptou às alterações e repetiu o jogo de força.

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
O Cruzeiro também tinha suas dificuldades. A Raposa não conseguia explorar os espaços na defensiva leonina e desperdiçava muitas oportunidades em passes errados. Por volta dos 20 minutos, os rubro-negros equilibraram as ações no meio de campo. O Leão conseguia trocar passes na intermediária adversária, mas faltava profunidade. Tudo por conta do mesmo problema dos jogos anteriores. Sem um meia, a equipe pernambucana tocava a bola lateralmente, até perder o domínio. Tanto que as únicas chances da equipe no primeiro tempo foram em poucos chutes de fora da área. Todos, entretanto, se perderam pela linha de fundo. Enquanto isso, o Cruzeiro insistia em descidas pelo lado esquerdo de seu ataque. Na melhor oportunidade, Tinga desperdiçou um cruzamento rasteiro, desviando pra fora.

Ainda que as equipes tenham voltado dos vestiários sem nenhuma alteração, os cinco primeiros minutos da etapa final trouxeram mais emoção do que todo o primeiro tempo. As duas primeiras oportundiades foram do Sport. Na primeira delas, Marquinhos Gabriel cobrou falta no primeiro pau, Tobi cabeceou para o chão, a bola se perdeu pela linha de fundo, muito perto da trave direita de Fábio. Em seguida, os rubro-negros recuperaram uma bola e partiram num contra-ataque rápido. Marquinhos Paraná cruzou rasteiro, a bola passou por Felipe Azevedo e chegou até Gabriel, que bateu cruzado. A zaga cruzeirense tirou em cima da linha. No lance seguinte, Wellington Paulista teve espaço para dominar e bateu forte. Magrão defendeu em dois tempos.

VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO CONFRONTO

Aos dez minutos, o Sport desperdiçou a chance mais clara da partida. Em nova bola interceptada na intermediária ofensiva, Marquinhos Paraná lançou Felipe Azevedo, que entrou cara a cara com Fábio. O goleiro cruzeirense cresceu pra cima do atacante leonino, que precipitou-se e chutou em cima do adversário. Diante do susto, o técnico Celso Roth tratou de mexer em sua equipe, colocando o atacante Anselmo Ramon na vaga do volante Tinga. A estratégia deu certo. A equipe mineira passou a dominar as ações amplamente e abriu o placar aos 28 minutos. O lateral Everton entrava com a bola dominada quando foi derrubado na área por Bruno Aguiar. Na cobrança do pênalti, Wellington Paulista bateu firme, no canto esquerdo de Magrão.

Diante da desvantagem, Mancini até tentou mexer na equipe, mas no final, ficou a certeza de que poderia ter sido pior. Principalmente pelo fato de o goleiro Magrão ter escapado de receber o vermelho, ao interromper uma investida adversária com as mãos, fora de sua grande área.

Cruzeiro 1
Fábio; Diego Renan, Léo, Mateus, e Everton (Marcelo Oliveira); Amaral, Charles, Tinga (Anselmo Ramon) e Fabinho; Montillo e Wellington Paulista (William Magrão). Técnico: Celso Roth.

Sport 0
Magrão; Tobi, Bruno Aguiar, Edcarlos e Rivaldo; Hamilton, Rithely (Jheimy), Marquinhos Paraná e Thiaguinho (Milton Júnior); Marquinhos Gabriel (Reinaldo) e Felipe Azevedo. Técnico: Vágner Mancini

Local: Estádio Melão, em Varginha-MG.
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (SP).
Gol: Wellington Paulista (C).
Cartão amarelo: Bruno Aguiar (S)
Público e renda: Não divulgados.