Sport

Em Salvador

Rivalidade entre Sport e Bahia de volta à elite do futebol brasileiro

Clássico do Nordeste é reeditado depois de dez anos na Série A

postado em 13/06/2012 09:13 / atualizado em 13/06/2012 09:19

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O Clássico do Nordeste. O jogo que reúne os dois maiores campeões dos dois estados mais tradicionais no futebol da região. Ambos com dois títulos nacionais de elite. O duelo entre Bahia e Sport volta a ocorrer no Brasileirão - no próximo domingo - após mais de uma década. Em 2 de dezembro de 2001, pela Série A, o Bahia venceu o Sport na última rodada daquela edição. Em plena Ilha do Retiro, 1 a 0, diante de apenas mil torcedores. Os baianos que vieram até o Recife festejaram a classificação às quartas de final. Os leoninos amargaram a lanterna. Depois, uma série de desencontros no Brasileiro, com o Bahia oscilando da A até a C e o Sport revezando participações na A e na B. Enfim, o reencontro da rivalidade no topo.

No domingo, em Pituaçu os dois clubes se enfrentarão pela 77ª vez, de acordo com os dados do pesquisador Carlos Celso Cordeiro. O primeiro capítulo foi em 25 de fevereiro de 1932, quando o Bahia ganhou um amistoso por 2 a 1. Os dois exemplos citados no texto deixam evidente a desvantagem rubro-negra no confronto. Considerando todas as competições nacionais, regionais e amistosos, são 19 vitórias do Sport contra 31 do Bahia. Nos dois últimos jogos, pela Série B de 2010, duas vitórias baianas. Em Pituaçu, 2 a 0. Na Ilha, 2 a 1.

O Sport também já triunfou diante do Bahia. Em 1994, na semifinal do Nordestão, vitória nos pênaltis. Em 2005, uma vitória incrível na Segundona. O Leão pernambucano perdia por 2 a 0 até os 30 minutos do segundo tempo, quando o atacante Jadilson iniciou a reação, virando o jogo. No lado de lá, vitória na final do Nordestão de 2001 e classificações nas quartas de final do Brasileiro, em 1959 e 1988. No primeiro desses mata-matas, contudo, vale lembrar uma das maiores vitórias do Sport, que atropelou o Bahia por 6 a 0. Como a fórmula era melhor de três, depois o Sport sucumbiu. Em Salvador, além da missão de se recuperar da derrota na 3ª rodada do Nacional, a chance de equilibrar as estatísticas.

Saiba mais

Retrospecto geral


76    jogos
19    vitórias do Sport
26    empates
31    vitórias do Bahia

No Brasileirão

25    jogos
5    vitórias do Sport
8    empates
12    vitórias do Bahia