Sport

Série A

Em virada emocionante, Sport bate o Coritiba por 3 a 2

Gols do Leão na partida foram marcados por Felipe Azevedo, Marquinhos Gabriel e Henrique

postado em 01/07/2012 18:02 / atualizado em 01/07/2012 20:12

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Divulgação / Site Oficial do Coritiba
Foi sofrido. Chorado. Surpreendente. Depois de ficar com dois gols de desvantagem no placar, os leoninos conseguiram virar o jogo e a crise que se instalava na Ilha do Retiro. A vitória por 3 a 2 sobre o Coritiba quebrou a sequência de três derrotas do Sport e trouxe de volta a calma necessária para as reformulações que já iniciaram. Uma vitória que, vale ressaltar, ganhou a marca dos rubro-negros nas redes sociais como o #milagredocouto, em alusão ao estádio do adversário, e com peso histórico. Há 28 jogos, o time não vencia fora de casa na Série A.

Em comparação aos três primeiros jogos da competição, o sistema de marcação do Sport esteve irreconhecível. Tanto pelas falhas táticas quanto pela falta de vibração. Nos dois primeiros minutos diante do Coritiba, o time cometeu dois erros graves. Por pouco, não sofreu um gol. Era o prenúncio de que a primeira etapa não seria boa. A confirmação veio logo em seguida. Aos 12 minutos, então, Anderson Aquino recebeu um belo passe e chutou no canto esquerdo de Magrão para inaugurar o placar.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE A DO BRASILEIRO

A essa altura, as falhas do sistema defensivo se juntaram à inoperância do ataque. Muito por conta do meio-campo, vale ressaltar. Sem força para marcar, o setor também não abastecia os homens de frente. Com isso, Henrique e Felipe Azevedo saíam das suas posições para buscar o jogo constantemente. O primeiro chute, por exemplo, só saiu ao 13 minutos com Rivaldo e esteve longe de assustar o adversário. Já o Coritiba era o contraste. Mesmo atuando com apenas três titulares.

HEULER ANDREY
O Coxa tinha uma excelente saída de jogo abastecida, principalmente, pelo veteranos Lincoln e Tcheco. Longe de ser uma coincidência, foi a dupla que protagonizou o segundo gol da partida. Aos 25, Lincoln cruzou para Tcheco, que escorou para o fundo das redes. Mais um duro golpe. Nesse cenário caótico, porém, os leoninos conseguiram achar um gol. Aos 35, no primeiro lance de lucidez do meia, Marquinhos Gabriel deu um belo passe para Henrique chutar no canto esquerdo do goleiro adversário e fazer o primeiro tento com a camisa do Sport.

No segundo tempo, os leoninos voltaram melhores para a partida no quesito ofensivo e foram claramente beneficiados pelas contusões de Marcel e Anderson Aquino. Com isso, o Coxa passou a atuar com um ataque mais leve e sem um homem de referência. Ainda assim, sofreu um susto com uma bola na trave de Geraldo.

Depois disso, a equipe rubro-negra conseguiu encaixar melhor a marcação. Cresceu no jogo e  Willians protagonizou um grande lance. O meia-atacante deu um belo passe para Marquinhos Gabriel, que chutou na saída do goleiro adversário. O tento do empate veio no momento em que o Coritiba mostrava certo desleixo com o jogo. Descuido fatal. Em um lance de sorte e raça, veio a virada. Aos 41, Marquinhos Gabriel cruzou para Felipe Azevedo, que chutou para o fundo das redes. No final, o Coxa ainda acertou a trave com um chute de Robinho. Mas a sorte estava destinada ao Sport.

Coritiba
Victor Brasil; Jonas, Demerson, Lucas Claro e Chico; França (Robinho), Sérgio Manoel, Tcheco e Lincoln; Anderson Aquino (Rafael Silva) e Marcel (Geraldo). Técnico: Marcelo Oliveira

Sport
Magrão; Moacir, Edcarlos, Bruno Aguiar e Reinaldo; Tobi, Rivaldo (Willians), Marquinhos Paraná (Rithelly) e Marquinhos Gabriel; Henrique (Roberson) e Felipe Azevedo. Técnico: Vágner Mancini

Local: estádio Couto Pereira (Curitiba)
Gols: Anderson Aquino (aos 12 min do 1°T), Tcheco (aos 25min do 1º T), Henrique (aos 37 min do 1º T), Marquinhos Gabriel (aos 30 min do 2ºT); Felipe Azevedo (41 min do 2ºT)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP/Fifa)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP/Fifa) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Cartões Amarelos: Edcarlos (S); Rafael Sivla(C)