Sport

Sufoco

Em jogo de dois tempos distintos, Sport arranca empate com o Corinthians

Rubro-negro estava perdendo o jogo até os 44 minutos do segundo tempo. Mesmo com um a menos, Marquinhos Gabriel anotou o gol que evitou derrota na Ilha do Retiro.

postado em 08/07/2012 20:31 / atualizado em 08/07/2012 22:38

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Helder Tavares/Diario de Pernambuco
Por muito pouco, o Sport não amargou um resultado injusto na Ilha do Retiro. Depois de pressionar o Corinthians durante todo o primeiro tempo, abusando do direito de desperdiçar as oportunidades criadas, o Leão viu o adversário sair na frente, numa bobeira de sua zaga no segundo tempo. Mesmo com um homem a menos, os rubro-negros seguiram em busca do empate. O gol de Marquinhos Gabriel, aos 44 da etapa final, foi um alento para a torcida, que aplaudiu a bravura do time.

Confira a galeria de imagens do empate entre rubro-negros e corintianos na Ilha do Retiro

Dispostos a encaixar uma sequência de vitórias, os rubro-negros trataram de mostrar uma postura bastante agressiva desde o início do confronto. Com a marcação adiantada, o Sport pressionava o Corinthians em seu campo de defesa, forçando o adversário a apostar nos chutões. O Leão, por sua vez, apostava na velocidade e nos passes mais curtos e criaram boas oportunidades.

Em uma delas, Marquinhos Gabriel recebeu um belo lançamento, forçando Júlio César a sair da barra para tentar interceptar o passe. O meia-atacante leonino conseguiu o drible próximo à linha de fundo e tocou para Henrique, mas o camisa 9 teve o chute travado pelo marcador. A pressão do Sport continuou e por muito pouco, o gol não saiu aos 24 minutos. Em cobrança de falta frontal à meta corintiana, Bruno Aguiar bateu forte, acertando a trave direita.

Depois do susto, o Corinthians parece ter acordado e passou a valorizar mais a posse de bola. Mas os rubro-negros mostraram que não aceitariam o cenário por muito tempo. Numa jogada trabalhada desde a sua intermediária, o Leão voltou a chegar bem ao ataque. Ao receber um belo toque de Felipe Azevedo, Reinaldo invadiu a grande área com a bola dominada e bateu forte. Júlio César espalmou e a bola ainda carimbou o travessão.

No lance seguinte, Henrique foi acionado novamente dentro da área e bateu rasteiro, obrigando o goleiro corintiano a defender com os pés. O último lance do primeiro tempo resume o que vinha sendo o confronto até aqui. Lançado, Rithely entrou cara a cara com Júlio César, teve tempo para dominar e pensar como marcaria o gol, mas acabou chutando em cima do goleiro.

As equipes voltaram sem alteração para o segundo tempo. Ainda assim, o jogo mudou de cara. Mais ligados, os corintianos passaram a frequentar a intermediária leonina com mais frequência. O Sport, por sua vez, parecia afobado pelas chances desperdiçadas na etapa inicial. Diante deste quadro, o técnico Vágner Mancini resolveu mexer no time de maneira ousada, tirando Rithely para a entrada de Roberson. Mas a mudança não surtiu o efeito desejado. A partida seguiu equilibrada e os rubro-negros receberam uma lição da bola.

Eficiente até os 29 minutos do segundo tempo, o sistema defensivo leonino cochilou e deixou Marquinhos chegar até a linha de fundo e cruzar rasteiro para Liedson, que pouco fizera até aqui. Livre na pequena área, o centroavante bateu firme, estufando a rede de Magrão. Na cobrança do meio de campo, Felipe Azevedo deixou a reação ainda mais difícil. Numa discussão infantil com o árbitro Péricles Bassols, ele recebeu o amarelo, insistiu e acabou expulso.

Sem deixar-se abater, os rubro-negros seguiram agredindo, buscando o empate. E aos 44, foram agraciados com um gol que impediu um resultado injusto. Após uma breve troca de passes, Roberson deu uma bela assistência para Marquinhos Gabriel, que teve tranquilidade para bater na saída de Júlio César e assegurar pelo menos o empate. Na próxima rodada, o compromisso do Leão é com a Portuguesa.

Confira também a análise do resultado deste domingo no blog


Ficha técnica


Sport 1
Magrão; Moacir (Cicinho), Bruno Aguiar, Ailson e Reinaldo; Tobi, Rithely (Roberson), Marquinhos Paraná e Marquinhos Gabriel; Felipe Azevedo e Henrique (Willians). Técnico: Vágner Mancini.

Corinthians 1
Júlio César; Wellder, Paulo André, Wallace e Ramon (Helton); Marquinhos, William Arão, Ramirez e Douglas; Liédson e Romarinho (Felipe). Técnico: Cléber Xavier (interino).

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Péricles Bassols Pegado (Fifa-RJ). Assistentes: Jackson Massara dos Santos (RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ). Gols: Marquinhos Gabriel (S) e Liédson (C). Cartões amarelos: Bruno Aguiar, Felipe Azevedo, Ailson (S), Liedson e Ramirez (C). Expulsões: Felipe Azevedo (segundo amarelo). úblico: 23.009
Renda: R$ 384.200,00