Sport

Ilha do Retiro

Sport comprova evolução com vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa

Leão mostrou eficiência no ataque, com gols de Henrique e Gilberto, que teve uma grande estreia

postado em 15/07/2012 20:21 / atualizado em 15/07/2012 20:52

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Roberto Fernandes/DP/D.A Press
O Sport conquistou uma vitória importante para os seus planos nesta Série A. O resultado de 2 a 1 sobre a Portuguesa, na Ilha do Retiro, comprovou que a equipe segue em evolução com a chegada de reforços, mas que ainda precisa melhorar muito mais no decorrer na competição. O Leão aproveitou bem as oportunidades, mostrando força no ataque: os dois gols foram marcados por jogadores do setor: Henrique e o estreante Gilberto. Por outro lado, continua falhando na defesa, algo que tem que ser corrigido.

Com a vitória, o Leão se manteve no setor intermediário da tabela. Com 12 pontos é o 11o colocado. Neste domingo, o Sport iniciou o jogo bem postado com relação à Portuguesa. Cicinho deu dois grandes passes para o ataque, escalado com três jogadores ofensivos: Henrique, Marquinhos Gabriel e Gilberto, um dos estreantes da noite. A Lusa errava muitos passes no meio campo, facilitando o trabalho da defesa rubro-negra.

Quando roubavas as bolas, o Sport procurava acertadamente sair em velocidade. Aos 15, num lance construído em conjunto pelas peças ofensivas rubro-negras, o Leão abriu o placar, com justiça. Gilberto fez bem o papel de pivô e, na entrada da área, segurou e ajeitou a bola para Henrique, que bateu colocado. A bola desviou na zaga adversária e matou o goleiro Dida.

Após o gol, porém, o Sport não apresentou a mesma organização em campo. A Portuguesa continuava errando passes e por conta disso não conseguiu levar um perigo real ao Leão. Mesmo assim, esboçou uma pressão, da qual os rubro-negros conseguiram se safar. Na tentativa de corrigir o posicionamento da equipe, que dava muita liberdade para a Lusa, o técnico Vágner Mancini até mudou o esquema, passando a atuar com três zagueiros, recuando Tobi.

A Portuguesa voltou para o segundo tempo mais organizada e errando menos passes, por isso foi mais perigosa que no primeiro tempo. Mesmo atuando em casa, o Sport preferia esperar o adversário para sair no contra-ataque. Assim, chegou a sofrer forte pressão da Lusa, que não foi competente na finalização, para a sorte dos rubro-negros.

Mas a aposta nos contra-ataques acabou funcionando. Num lance em que quase sofreu o gol da Portuguesa, o Sport saiu rápido para o ataque e ampliou o marcador. Aos 24, Cicinho chutou cruzado, Dida fez grande defesa e no rebote Gilberto chegou batendo para fazer 2 a 0. A Lusa, no entanto, não estava morta. E mostrou isso logo em seguida, finalmente acertando o pé. Aos 26, Moisés mandou um belo chute de fora da área, vencendo Magrão e mantendo a emoção da partida.

Apesar do gol marcado, a Portuguesa não conseguiu manter o ímpeto, enquanto o Sport conseguiu controlar melhor a partida nos 15 minutos finais, apesar de ainda cometer alguns erros pontuais, principalmente na defesa e na saída de bola. Naturalmente, o Leão recuou para manter o resultado, enquanto a Lusa esboçou uma pressão nos últimos cinco minutos e acréscimos, mas não conseguiu chega ao empate.

Ficha do jogo

Sport

Magrão; Cicinho (Moacir), Ailson, Edcarlos e Reinaldo; Tobi, Rithely, Renan e Henrique (Gilsinho); Marquinhos Gabriel e Gilberto (Roberson). Técnico: Vágner Mancini

Portuguesa

Dida; Gustavo (Ferdinando), Lima e Rogério; Luís Ricardo, Léo Silva (Héverton), Guilherme, Moisés e Marcelo Cordeiro; Ananias e Ricardo de Jesus (Diego Viana). Técnico: Geninho

Estádio: Ilha do Retiro. Árbitro: Evandro Rogério Roman (FIFA-PR). Assistentes: Carlos Borchilia e Ivan Bohn (ambos do PR). Gols: Henrique, Gilberto, Moisés. Cartões amarelos: Léo Silva (P). Público: 17.382. Renda: 190.730.