Sport

Ilha do Retiro

Na raça, Sport bate Santos por 2 a 1 e quebra longo jejum sem vitória na Série A

Hugo e Felipe Azevedo garantiram o triunfo rubro-negro em casa

postado em 02/09/2012 17:52 / atualizado em 02/09/2012 19:45

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O jejum acabou. Depois de onze partidas sem vencer, o Sport voltou a somar três pontos no Campeonato Brasileiro e virou o lado pessimista das estatísticas. Em recuperação desde a chegada de Waldemar Lemos, o time não perde há três jogos. Foram dois empates e uma vitória. O placar de 2 a 1, construído sobre o Santos, na Ilha do Retiro, veio após longos minutos de tensão. Depois de colocar dois gols de vantagem na primeira etapa, os leoninos sofreram no segundo tempo. Porém, mesmo com a expulsão de Edcarlos, o time chegou aos 19 pontos e passou para a 17ª posição.  

O jogo começou com uma boa dose de sorte a favor dos leoninos. Antes que fosse possível tecer qualquer opinião sobre a partida, veio o primeiro gol rubro-negro. Aos 3 minutos, Cicinho cruzou, a bola atravessou quase toda a área até que encontrou a cabeça de Hugo. Um tento construído por dois atletas que cresceram nas últimas rodadas. A vantagem imediata no placar tirou o clima de tensão da Ilha do Retiro.

BLOG: COM SOFRIMENTO E RAÇA, UMA VITÓRIA RUBRO-NEGRA

Na sequência, contudo, o time não conseguiu se estabilizar na partida. Em comparação aos outros dois duelos sob o comando de Waldemar Lemos, a equipe esteve abaixo. Tinha dificuldade, principalmente, na criação. Era muita ligação direta. Também faltava força para arrancar os contra-ataques. Gilsinho e Felipe Azevedo, a dupla ofensiva, voltava constantemente para marcar e não tinha fôlego para conduzir o time até a área adversária.

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Nesse cenário, o Santos cresceu. Tinha mais posse de bola. Porém, não era agressivo. Não chutava de longa distância. Não penetrava na área do Leão. Sentia claramente a falta dos talentosos Neymar e Paulo Henrique Ganso, vetados pelo departamento médico. Foi inofensivo  ao contrário do Sport. No segundo chute certo na partida, os rubro-negros ampliaram o marcador. Aos 37, Felipe Azevedo deu um belo corte em Bruno Rodrigo e chutou de fora da área. A bola desviou na zaga e parou no ângulo.

O recomeço do duelo, por outro lado, foi desastroso para os donos da casa. A equipe santista voltou mais agresiva. O jovem atacante Victor Andrade entrou na vaga de Juan. Improvisado na lateral, Gerson Magrão arrancou e cruzou na cabeça de André. O camisa 9 diminuiu a vantagem logo aos seis minutos. A essa altura, o Sport era só defesa. O Santos só ataque. Pressionado, os leoninos ainda ficaram com menos um jogador. Aos 13 minutos, Edcarlos foi penalizado pela irracionalidade. No primeiro tempo, ele havia colocado, desnecessariamente, a mão bola. Levou amarelo. No segundo, foi obrigado a fazer uma falta e acabou expulso.

Com menos um homem em campo, o Sport teve que se reestruturar. Bruno Aguiar entrou na vaga de Gilsinho para ajustar o sistema defensiva. Desde então, a pressão do Santos só fez aumentar. Mas a equipe alvinegra sofria com a ausência das principais estrelas, assim como no primeiro tempo. No jogo de ataque contra defesa melhor para o Sport, que segurou o placar até o fim.

Sport 2
Magrão, Cicinho, Diego Ivo, Edcarlos e Renê; Tobi, Rithelly (Naldinho), Moacir e Hugo; Gilsinho (Bruno Aguiar) e Felipe Azevedo. Técnico: Waldemar Lemos

Santos 1
Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Juan (Victor Andrade); Adriano, Arouca, Gerson Magrão (Bill) e Felipe Anderson; Patito Rodriguez (Bernardo) e André. Técnico: Muricy Ramalho

Árbitro: Francisco Nascimento (AL)/Fifa
Assistentes: Lilian Fernandes e Rodrigo Correa (ambos do RJ)
Gols: Hugo (3min do 1ºT), Felipe Azevedo (37min do 1ºT), André (6min do 2°T)
Cartões amarelos: Edcarlos, Rithelly, Naldinho (Sport); Juan, André (Santos)
Cartão vermelho: Edcarlos (Sport)
Público: 22.167 pessoas
Renda: R$ 309.375,00