Sport

Série A

Sport perde muitos gols e apenas empata na Ilha do Retiro com o Bahia em 1 a 1

Baianos empataram o jogo aos 38 minutos do segundo tempo e impediram uma derrota que parecia iminente

postado em 12/09/2012 22:25 / atualizado em 13/09/2012 13:28

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

A bola pune. Depois de um primeiro tempo massacrante, o Sport foi penalizado pelo velho ditado "quem não faz, leva". O gol do Bahia aos 38 minutos do segundo tempo foi um castigo para o domínio intenso que o Leão teve, sobretudo durante os 45 minutos iniciais. O gol marcado por Hugo foi uma vantagem muito pequena para quem fez o seu melhor tempo em toda a competição. Com a reação freada, o Sport segue na 17° posição, com 23 pontos - e agora a quatro de sair do Z4. Chegou a ficar durante boa parte da noite a um ponto do 16°.

O Sport começou o jogo de forma avassaladora. Poderia sair goleando ao fim do primeiro tempo. Pressionando a saída de bola e encurralando o time baiano, os rubro-negros forçavam seguidos erros de passes do adversário. Em menos de dez minutos, conseguiu três chances claras de gol. Em velocidade e empurrado pela torcida, o Leão deu a famosa "blitz". E deu certo. Com cinco minutos, Renê avançou até a linha de fundo e cruzou para a testada certeira de Hugo: 1 a 0.

A pressão seguiu intensa e em jogada muito parecia a do gol, só que pela direita, Cicinho cruzou e Rithelly testou sozinho, em cima do goleiro. Mais um minuto, e outra chance: de Cicinho para Gilsinho e a bola passou raspando a trave.

O Bahia continuou perdido em campo e o Sport seguiu perdendo uma enxurrada de gols. Com Felipe Azevedo sempre o principal homem de articulação das jogadas, faltava apenas quem colocasse a bola para as redes. Aos 30, Moacir entrou sem marcação na área e na hora de finalizar, quis dar um drible a mais e perdeu o gol. Em seguida, Hugo fez mais um gol, mas o juiz marcou falta no lance. O único chute do time baiano veio aos 43, com Helder. Sem qualquer perigo. No amplo domínio da primeira etapa, o número de finalizações falou por si só: sete contra um. Faltou pontaria.

O Tricolor de Aço voltou melhor para a segunda etapa e o jogo ficou mais equilibrado. O primeiro ataque foi do Bahia, aos três Jones Carioca bateu cruzado e deu um susto no Leão. Dois minutos depois, veio a resposta com Hugo: uma bomba de fora da área e a bola triscou a trave direita de Marcelo Lomba. Os tricolores por pouco não empatam aos 25, quando Elias acertou o travessão. Aos 38, o empate. Jones Carioca brigou pela bola e ela sobrou para Helder, que chutou forte e acertou o canto de Saulo. O Sport ainda tentou correr atrás do prejuízo. Em vão.


Ficha do jogo

Sport 1

Saulo; Cicinho, Edcarlos, Diego Ivo e Renê; Tobi, Rithelly (Naldinho), Moacir e Hugo (Felipe Menezes); Gilsinho (Gilberto) e Felipe Azevedo.
Técnico: Waldemar Lemos.

Bahia 1

Marcelo Lomba; Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fabinho, Diones, Hélder e Zé Roberto (Elias); Jones Carioca e Souza.
Técnico: Jorginho

Local: Ilha do Retiro, no Recife. Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP). Assistentes: Thiago Gomes Brigido (CE) e Carlos Nogueira Júnior (SP). Gols: Hugo (S); Helder (B). Cartões amarelos: Edcarlos, Renê (S); Jussandro, Danny Moraes, Souza, Fabinho, Neto (B). Público: 19.089. Renda: R$ 183.610,00.