Sport

Série A

Sport cai diante do Grêmio e se complica na série A

Leão está agora a oito pontos de sair da zona de rebaixamento

postado em 11/10/2012 22:56 / atualizado em 11/10/2012 23:03

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Em três dias de treino, Sérgio Guedes mudou a proposta do Sport, mas não foi desta vez que o time reagiu no Brasileiro. Na verdade, a maneira como o time foi derrota por 3 a 1 pelo Grêmio, na Ilha do Retiro, deixou na nação rubro-negra a sensação de que o rebaixamento é inevitável. Perdido e frágil, o time passou boa parte do confronto sendo vaiado por sua própria torcida. Hoje, o time viaja para Belo Horizonte, para encarar outra pedreira  no domingo: o Atlético-MG.

Com uma formação mais agressiva, o Sport tentou exercer uma pressão inicial, mas bastaram poucos minutos para que o Grêmio impusesse sua estratégia. Por volta dos 15 minutos, a equipe gaúcha já havia assustado em pelo menos três oportunidades. Numa delas, Leandro entrou cara a cara com Magrão, que precisou sair da barra para diminuir o ângulo do rival, que chutou por cima.

A planejada compactação do time do Sport esteve longe de se concretizar. Sem conseguir encaixar sua proposta, os rubro-negros tinham vários buracos em seu sistema defensivo. O meio de campo batia cabeça, com Felipe Azevedo e Hugo perdidos na marcação rival, enquanto Gilberto e Gilsinho permaneciam isolados no ataque.

O último lance do primeiro tempo deixou claro a necessidade de uma mudança drástica. Numa investida pela direita, o Grêmio trocou passes com tranquilidade até a bola chegar nos pés de Anderson Pico, na cabeça da grande área. Ao tentar dominar a bola, o lateral-esquerdo escorregou, mas teve tempo de levantar e liberdade para chutar rasteiro, no canto de Magrão.

Depois de vaiados na descida para o vestiário, os rubro-negros voltaram dispostos a mudar o placar. Com Renan Teixeira na vaga de Moacir, Sérgio Guedes tentou dar mais volume à sua cabeça de área. Mas a fragilidade da equipe estava lá. E logo aos 6 minutos, o Grêmio definiu a partida. Em novo cochilo do sistema de marcação, Leandro foi lançado e numa arrancada do meio de campo, invadiu a grande área e tocou na saída de Magrão.

Completamente perdidos, os rubro-negros partiam para o ataque desorganizados e cediam contra-ataques a rodo. Em mais um lance bizarro, Bruno Aguiar e Cicinho vacilaram e a bola acabou nos pés de Marquinhos Catarina, que com um chute seco, decretou a 15ª derrota leonina neste Brasileiro (a sexta na Ilha). Foi a senha para que a torcida passasse a pedir a renúncia do presidente Gustavo Dubeux. Nem mesmo o gol de Hugo, aos 34 minutos, Hugo de pênalti, foi capaz de empolgar.

 


Sport
Magrão; Cicinho, Bruno Aguiar, Ailson e Renê (Reinaldo); Moacir (Renan Teixeira), Rithely, Hugo e Felipe Azevedo; Gilsinho e Gilberto (Henrique). Técnico: Sergio Guedes.

Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Souza, Marco Antônio (Rondinelly), Léo Gago (Vilson) e Marquinhos; Leandro e Kléber (André Lima). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Local: Ilha do Retiro.
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (Fifa-AL).
Assistentes: Lilian da Silva Fernandes (Fifa-RJ) e Marrubson Melo de Freitas (DF).
Gols: Hugo (S), Anderson Pico, Leandro e Marquinhos Catarina (G)
Cartões amarelos: Gilsinho, Renan Teixeira (S), Werley e Kléber (G).
Público: 12.817.
Renda: R$ 52.530,00.