Sport

Vivo

Na melhor apresentação deste Brasileiro, Sport vence o Vasco por 3 a 0 no Rio

postado em 04/11/2012 16:52 / atualizado em 04/11/2012 20:34

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Marcelo Sadio/vasco.com.br/divulgação
Demorou bastante, mas o Sport parece finalmente ter acordado no campeonato. Neste domingo, em São Januário, os rubro-negros alcançaram um de seus melhores desempenhos neste Brasileiro e bateram o Vasco por 3 a 0. Com três vitórias nos últimos quatro confrontos, o Leão segue vivo na briga contra o rebaixamento. O próximo compromisso é com o Figueirense, em Florianópos.

Sérgio Guedes e Marcelo Oliveira não ficaram só nas promessas. Ambos mandaram suas equipes para o jogo com três atacantes, o que gerou a expectativa de uma partida franca. De fato, os vascaínos conseguiam trabalhar a bola com certa tranquilidade entre as intermediárias, enquanto os rubro-negros, perdidos, corriam atrás da bola tentando encaixar a marcação. Hora com Tenório, hora com Alecsandro, os cariocas assustavam com jogadas de bola aérea.

Mas depois de suportarem a pressão inicial, os rubro-negros começaram a valorizar mais a posse de bola, trocando passes no meio de campo e tentando surpreender os adversários em jogadas enfiadas pelas pontas. Em uma dessas investidas, Cicinho deu uma bela assistência para Felipe Azevedo, que dentro da área, teve a oportunidade de cruzar para Gilsinho - livre no segundo pau - mas desperdiçou com um chute fraco defendido por Fernando Prass.

Com o jogo mais equilibrado, finalmente as estratégias ficaram claras e o jogo franco. Com o meio de campo pouco povoado, Sport e Vasco lançavam-se ao ataque em passes profundos. Faltava, entretanto, um pouco mais de precisão no último passe. Bastou Hugo acertar um deles para o placar finalmente sair do 0 a 0. Aos 39, Auremir tenta jogada individual pela direita e é desarmado. A bola parou no pé de Hugo, que deu um belo lançamento para Felipe Azevedo. Cara a cara com Fernando Prass, o atacante teve tranquilidade para driblar o goleiro e tocar de pé direito para o fundo do gol. Assim que o jogo foi reiniciado, Saulo fez uma grande defesa em cabeçada de Tenório, garantindo a vitória parcial do Leão.

VEJA A CLASSFICAÇÃO ATUALIZADA DA SÉRIE A

Marcelo Sadio/vasco.com.br/divulgação
Disposto a buscar o empate, o Vasco iniciou o segundo tempo com uma postura mais agressiva. Mas a ansiedade atrapalhava os vascaínos, que cediam espaço entre as intermediárias. E num contra-ataque puxado por Felipe Azevedo aos 7 minutos, o Leão ampliou sua vantagem. O autor do primeiro gol encontrou Gilberto em boas condições na marca do pênalti. Com inteligência, o centroavante dominou segurando a marcação e de costas, deu um lindo passe para Hugo. O meia finalizou com precisão, no canto direito de Fernando Prass, que nem se mexeu.

A partir daí, o Leão administrou o resultado com tranquilidade, mostrando uma personalidade que ainda não tinha sido vista neste Brasileiro. Sem ceder espaços para sustos, os rubro-negros ainda ampliaram a vantagem numa bela jogada de Reinaldo. O lateral esquerdo roubou uma bola próximo à linha de fundo e cruzou na medida para Henrique completar para o gol. A segunda-feira será de uma merecida folga na Ilha do Retiro.

Sport
Saulo; Cicinho (Renato), Aílson, Diego Ivo e Reinaldo; Tobi, Rithely e Hugo; Felipe Azevedo (Henrique), Gilsinho e Gilberto (Moacir). Técnico: Sérgio Guedes.

Vasco
Fernando Prass, Auremir (Fellipe Bastos), Douglas, Renato Silva e William Matheus (Felipe); Nilton, Wendel e Juninho; Eder Luis (Pipico), Tenório e Alecsandro. Técnico: Marcelo Oliveira.

Local: São Januário.
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (Asp Fifa-RS).
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP).
Gols: Felipe Azevedo, Hugo e Henrique (S).
Cartões amarelos: Nilton, Felipe e Douglas (V).
Público: 3.809.
Renda: R$ 75.230.