Sport

De novo...

Leão desperdiça chance de se aproximar da saída da zona de rebaixamento

Sport ficou no empate em 1 a 1 com o rebaixado Figueirense, no Orlando Scarpelli

postado em 11/11/2012 20:30 / atualizado em 11/11/2012 23:29

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

CRISTIANO ANDUJAR/ESTADÃO
O Sport desperdiçou uma preciosa chance de ficar mais próximo de sair da zona de rebaixamento. O empate em 1 a 1 com o Figueirense, em Florianópolis, foi uma ducha de água fria na reação rubro-negra. Todos os resultados da rodada foram benéficos para o Leão. Faltou, porém, os rubro-negros fazerem a parte deles. Com 37 pontos, a equipe segue viva. Bahia e Portuguesa, com 40, seguem ao alcance.

Diante de um Figueirense repleto de jogadores vindos do time de juniores, o Sport procurou utilizar a experiência desde o início da partida. Os primeiros 15 minutos foram até equilibrados, mas aos poucos o Leão foi tomando o domínio do jogo. Faltava, porém, conseguir articular as jogadas
PETRA MAFALDA/MAFALDA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
em busca do gol. Nesse ponto, o Rubro-negro continuou apresentando a mesma dificuldade vista em confrontos anteriores.

O Sport utilizou muito o lado direito, com boas descidas de Cicinho. Mais à frente, já próximo à área do Figueirense, se posicionava Hugo, responsável pela articulação do Leão. A primeira jogada de perigo do Rubro-negro saiu dos pés dele, que deu grande passe por elevação para Rithelly, que se infiltrou entre a zaga adversária e chegou cabeceando. A bola foi para fora.

O domínio leonino foi recompensado num contra-ataque, aos 23 minutos. Após lançamento longo, Gilberto saiu de frente com o goleiro Wilson. Com frieza, ele tocou na saída do arqueiro. Superior, sem resistência nem ameaça do outro lado, o Sport poderia ter ampliado. E teve chance para isso. Em novo contragolpe, os rubro-negros avançaram com três jogadores contra apenas um adversário. A jogada, no entanto, não fluiu após passe ruim de Gilsinho. Na finalização, Cicinho mandou por cima.

 

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DA SÉRIE A

 

Na volta para o segundo tempo, o técnico Sérgio Guedes declarou que viu um crescimento do Figueirense no final da etapa anterior e que temia sofrer o gol de empate. Diante disso, cabia ao Sport ampliar o marcador o quanto antes. Os temores do treinador, porém, se realizaram. O time da casa voltou a campo com mais vontade, enquanto o Leão, desorganizado, se apagou. E então veio o gol de empate. Novamente numa falha de Saulo. Após cobrança de escanteio, o goleiro saiu mal do gol e a bola sobrou para Júlio César marcar.

Apático até então, o Sport acordou após o gol sofrido. Mas ainda tinha muita dificuldade na articulação das jogadas. Chegar ao ataque só na base da vontade. Chances de gol foram raras. Para complicar, ao contrário do primeiro tempo, o Figueirense oferecia perigo, por meio de contra-ataques. Conforme o relógio corria, o desespero rubro-negro aumentava. Todos os resultados contrubíram para a continuidade da reação. Dentro de campo, porém, o Leão não fez sua parte.

Ficha do jogo

Figueirense
Wilson, Doriva (Clayton), Guti, Canuto e Helder (Guilherme Lazzaroni); Jackson, Claudinei, Elsinho e Bruno Nazário; Júlio Cesar e Aloísio. Técnico: Fernando Gil

Sport
Saulo, Cicinho, Ailson, Diego Ivo e Reinaldo; Toby, Rithelly, Hugo e Felipe Azevedo; Gilsinho (Moacir) e Gilberto (Henrique). Técnico: Sérgio Guedes

Estádio: Orlando Scarpelli. Ártbitro: Assistentes: Gols: Gilberto, Júlio César. Cartões amarelos: Elsinho (F), Gilsinho (S). Público e renda: não divulgados.