Sport

Copa do Brasil

Em jogo sofrível, Rithely dá vitória ao Sport sobre o Vitória da Conquista

Equipe rubro-negra joga pelo empate na partida de volta, na Ilha

postado em 03/04/2013 23:48 / atualizado em 04/04/2013 00:11

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Foi sofrível. Faltaram passes certos, chances de gol, emoção. A partida entre Vitória da Conquista e Sport esteve longe de ser a referência de um jogo técnico. O gramado do estádio Lomantão deixou a bola “viva”, e os rubro-negros tiveram dificuldade para impor o estilo de jogo mais limpo. Ainda assim, conseguiu sair na frente do adversário na estreia da Copa do Brasil. O tento solitário de Rithely deu ao time Sérgio Guedes a vantagem do empate para o duelo da volta. Desde já, fica ao Leão da Ilha a missão de apagar um recente e ruim retrospecto. Nas últimas três partidas em casa, a equipe foi eliminada da competição.

Não fosse o gol marcado aos 43 minutos, o primeiro tempo seria um marasmo. Os dois times pouco produziram ofensivamente. O jogo ficou muito concentrado no meio-campo. Disputado. Brigado. Faltoso. Eram bolas rifadas para todos os lados. Sem direção. Roteiro de uma partida ruim. O Sport tinha clara dificuldade para tocar a bola com um gramado duro.  Aliado às condições adversas do terreno, o esquema com três volantes foi de pouca serventia. Sem se lançar ao ataque como peça surpresa, o trio diminuía o poder de pressão do Rubro-negro.

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Nesse cenário, a única chance perigosa do Sport foi um cruzamento fechado de Cicinho. Antes disso, era o Vitória da Conquista quem se lançava ao ataque, mas também faltava precisão nos passes e na finalização. Na vez em que acaertou, Magrão fez grande defesa.  Nesse cenário crítico, veio um golpe de sorte para os leoninos. Gabriel, que se lançava ao ataque com frequência, chutou fraco, mas Heverton cortou errado. Como homem surpresa na área pela primeira vez, Rithely pegou o rebote e chutou de esquerda.

No segundo tempo, a partida seguiu no mesmo nível. O Sport custou para se adaptar ao gramado. Os passes errados persistiam. Nesse cenário, Sérgio Guedes fez duas modificaçãoes na equipe e acinou Moacir e Mateus Lima nas vagas de Cicinho e Roger.  Enquanto o Vitória da Conquista se atrapalhava nas próprias pernas quando surgiam oportunidades no ataque, o Leão da Ilha conseguiu levar apenas perigo em uma ocasião. Após cruzamento de Fábio Bahia, Mateus Lima subiu para cabecear e obrigou Alex a fazer grande defesa.

Vitória da Conquista 0
Alex; Mica, Sílvio, Heverton e Raul; Edmar (Renilton), Junior Gaúcho, A. Azevedo e Tiaguinho; Carlos e Cacá. Técnico: Bira Veiga

Sport 1
Magrão; Cicinho (Moacir), Gabriel, Maurício e Reinaldo; Tobi, Fábio Bahia, Rithely e Lucas Lima (Marcos Aurélio); Felipe Azevedo e Roger (Mateus Lima). Técnico: Sérgio Guedes

Local: estádio Lomantão (Vitória da Conquista)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima (SE)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Pedro José Santos de Araújo (AL)
Gols: Rithely (aos 43min do 1ºT);
Cartões Amarelos: Maurício, Tobi (S); Sílvio (V)
Público: 5.547
Renda: R$ 100.195,00