Sport

Copa do Brasil

Apático, Sport é derrotado pelo ABC

Leão não aproveitou a superioridade no primeiro tempo e é engolido pelo ABC na etapa final

postado em 08/05/2013 23:55 / atualizado em 09/05/2013 00:08

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Foram poucas mudanças em relação ao time que entrou em campo contra o Santa Cruz, mas nem de longe, o Sport lembrou aquela equipe que lutou pelo empate até o apito final. Apático, o Leão não conseguiu fazer valer sua superioridade técnica e foi dominado pelo ABC no Frasqueirão. Além da dor de cabeça de precisar reverter o 2 a 0 no jogo de volta - que será realizado em 22 de maio, na Ilha do Retiro - os rubro-negros terão de encontrar uma nova motivação para entrar em campo de maneira competitiva no jogo que pode definir o título do Pernambucano.

Mesmo jogando fora de casa, o Sport começou o jogo dominando as ações entre as intermediárias. Como o ABC aplicava uma forte marcação pelo meio, principalmente sobre Lucas Lima e Marcos Aurélio, os rubro-negros buscavam alternativas pelas laterais, com Cicinho pela direita e o estreante Marcelo Cordeiro pela esquerda. Faltava, porém, mais objetividade nas ações dos pernambucanos.

Mas, a falta de inspiração não era uma exclusividade do Leão. Já sem chances de brigar pelo título do Potiguar, o ABC esbarrava em seu próprio abatimento. Tanto que mesmo sem conseguir chegar com perigo ao gol adversário, o Sport terminou a etapa inicial com quase 70% de posse de bola. As melhores oportunidades saíram dos pés de Marcos Aurélio. Em uma delas, o atacante arriscou um chute rasteiro de fora da área. Enganado pelo quique da bola no gramado, o goleiro Lopes bateu roupa e ainda contou com a ajuda da trave para evitar o gol rubro-negro. A outra surgiu de cobrança de falta que Lopes espalmou para fora com segurança.

O reinício da partida trouxe um cenário bem diferente. A apatia com a qual os rubro-negros voltaram para o campo cobrou um preço alto. Os potiguares passaram a dominar as ações no meio de campo e, aos poucos, passaram a ameaçar a barra de Magrão. Aos 11 minutos, a situação ficou complicada para o Leão. Com espaço, Jean Carioca passou como bem entendeu por Fábio Bahia, invadiu a área e bateu rasteiro para o fundo do gol.

Aos 20 minutos, Sérgio Guedes já havia feito as três substiuições, mas não conseguiu mudar a cara do time. Mateus Alves no lugar de Gabriel, Moacir na vaga de Cicinho e Felipe Menezes entrando no posto de Mateus Lima. A inoperância rubro-negra seguiu inalterada. O castigo veio aos 30 minutos. Num lance complicado para o assistente, Rodrigo Souza foi lançado em posição de impedimento e fuzilou na saída de Magrão.


Local: Frasqueirão.
Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL).
Assistentes: Carlos Jorge Titara (AL) e Adeilton Guimarães da Hora (AL).
Gols: Jean Carioca e Rodrigo Silva (A)
Cartões amarelos: Vinícius, Leandro Santos (A), Moacir e Tobi (S).

ABC
Lopes; Leandro Cardoso, Vinícius e Lino; Diogo Barcellos (Marcílio), Bileu, Leandro Santos, Júnior Xuxa e Jean Carioca; Júnior (Rodrigo Silva) e Vanderlei (Eliomar Bombinha). Técnico: Paulo Porto.

Sport
Magrão; Cicinho (Moacir), Gabriel (Mateus Alves), Maurício e Marcelo Cordeiro; Tobi, Fábio Bahia, Lucas Lima e Marcos Aurélio; Felipe Azevedo e Mateus Lima (Felipe Menezes). Técnico: Sérgio Guedes.