Sport

Série B

Com boa atuação, Sport vence Joinville fora de casa em jogo de cinco gols

Rubro-negros mostraram evolução tática, recuperam pontos perdidos no jogo contra o Bragantino e encostam no G4

postado em 06/07/2013 18:18 / atualizado em 06/07/2013 19:19

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

LEANDRO FERREIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O técnico Marcelo Martelotte parece ter aproveitado bem o recesso durante a Copa das Confederações. Ainda que o Sport não tenha se reforçado como seus torcedores gostariam, o time apresentou uma importante mudança de postura. Apesar de algumas falhas pontuais, o Leão se impôs, conquistando uma importante vitória em Santa Catarina. A vitória por 3 a 2 sobre o ainda vice-líder, o Joinville, deixou os rubro-negros otimistas.

Não foi preciso muito tempo para perceber as mudanças que o Sport sofreu durante o recesso. Apesar de o time que entrou em campo ter sido basicamente o mesmo que enfrentou o Bragantino antes do início da Copa das Confederações, os rubro-negros podiam contar com um importante reforço: a atitude. Uma das principais carências do time parece começar a ser resolvida. Com a marcação mais encaixada e o time mais compacto, os rubro-negros sobreviveram à pressão inicial do Joinville.

LEIA MAIS: JOGADORES DO SPORT RESSALTAM RECUPERAÇÃO FORA DE CASA

Seguro no jogo, o Leão teve a primeira oportunidade somente aos 12 minutos. E soube aproveitá-la. Aproveitando uma bobeira da zaga adversária, Marcos Aurélio deu uma bela enfiada para Camilo. Com a defesa desarrumada, o meia teve liberdade para invadir a área, limpar um marcador e bater cruzado, abrindo o placar. Com a vantagem no placar, os rubro-negros passaram a valorizar a posse de bola, administrando a vantagem até o intervalo.

O Joinville voltou disposto a igualar o confronto, mas acabou piorando sua própria situação. Sem conseguir espaço para finalizar com qualidade, a equipe catarinense acabou cedendo um contra-ataque fatal. Numa boa troca de passes com Felipe Azevedo, Marcos Aurélio mostrou que merece a titularidade. Da entrada da área, com um chute rasteiro no canto, ele ampliou a vantagem leonina. Mas sequer houve tempo para comemoração. Assim que bateu o centro, o Joinville contou com as trapalhadas do estreante Patrick e do veterano Tobi e diminuiu com um gol de Lima, que tornou-se o maior artilheiro da história do JEC.

LEIA MAIS: NOVO CAPITÃO, PEREIRA AVALIA POSITIVAMENTE A SUA ESTREIA

Apesar do golpe, os rubro-negros seguiam com boas chances de voltar de Santa Catarina com a vitória. Mas a tradicional displicência deste elenco voltou. Suficiente para Martelotte mexer no time, trocando o atacante Felipe Azevedo pelo volante Renan, que mais tarde se tornaria o personagem do jogo. Pouco depois, o árbitro Rodrigo Batista Raposo, que já vinha com um desempenho bastante confuso, marcou um pênalti duvidoso em favor da equipe da casa. Na cobrança, Lima usou a ilegal paradinha para deslocar Magrão e empatar.

E quando parecia que o Joinville alcançaria a virada, veio a resposta do Leão. Numa descida veloz pela esquerda, Rithely tocou para Lucas Lima que percebeu a entrada livre de Renan, que já chegou finalizando para marcar o gol que decretou a vitória rubro-negra. Com o resultado, o Leão chegou aos 12 pontos, colando no G4. O próximo compromisso da equipe de Martelotte é com o América-RN, no Rio Grande do Norte.

Joinville
Ivan; Carlos Alberto (Eduardo), Sandro, Rafael (Wellington Bruno) e Rafinha; Augusto Recife, Marcus Vinícius, Ricardinho e Marcelo Costa (Kim); Lima e Ronaldo. Técnico: Arturzinho.

Sport
Magrão; Patrick, Pereira, Tobi (Renan) e Marcelo Cordeiro; Anderson Pedra, Rithely, Lucas Lima e Camilo (Roger); Marcos Aurelio e Felipe Azevedo. Técnico: Marcelo Martellote.

Local: Arena Joinville.
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e José Reinaldo Júnior (DF)
Gols: Lima (J) Camilo e Marcos Aurélio (S)
Cartões amarelos: Rafael, Ivan, Ronaldo, Lima (J), Rithely, Anderson Pedra, Tobi, Renan, Roger e Marcos Aurélio (S).