Sport

Vitória

Rithely brilha e Sport chega à segunda vitória consecutiva

Em jogo de seis gols e atuação inspirada de Rithely, o Leão vence o América-RN por 4 a 2 e chega à quinta posição da Série B

postado em 13/07/2013 18:21 / atualizado em 13/07/2013 19:07

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

FRANKIE MARCONE/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Em um dia que o América-RN esperava comemorar com uma vitória os seus 98 anos de existência (celebrados amanhã), foi o Sport que teve motivos para celebrar. Os donos da casa até saíram na frente, mas graças a uma atuação memorável de Rithely, cada vez mais determinante e essencial no meio-campo rubro-negro, o Leão venceu por 4 a 2. O volante marcou três dos quatro gols rubro-negros, sacramentando a segunda vitória consecutiva do Leão na Série B, levando o clube para a quinta colocação, com 15 pontos, apenas um ponto atrás do Figueirense, último ocupante do G4. O herói da vitória leonina, entretanto, não poderá atuar frente ao Avaí, na terça-feira, por ter visto o terceiro cartão amarelo.

América começou a partida procurando ter mais a posse de bola, porém sem muita objetividade, tendo mais a bola sob seu domínio, embora sem ameaçar o gol de Magrão. Aos 16 minutos, entretanto, o setor defensivo rubro-negro não foi capaz de impedir que os alvirrubros virassem o jogo da direita para a esquerda, de onde saiu o cruzamento para a área leonina. Tiago Adan desviou de cabeça e a bola sobrou para Alex, isolado, depois de passar pelas costas de Tobi. O americano apenas teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo do gol.

O gol do Mecão acordou os Leões, que chegaram com perigo logo na sequência, com dois bons lances ofensivos. Seguro, o goleiro Andrey foi bem nos chutes de canhota de Lucas Lima e Rithely, de fora da área. Depois de passar por um susto aos 26 minutos, quando o ex-Timbu Vinícius Pacheco perdeu um gol de frente para a barra vazia, o Sport não se deixou abater e manteve sua postura em busca do empate.

A perseverança leonina resultou aos aos 32 minutos. Depois de um bate-rebate na entrada da área alvirrubra, a bola sobrou para Rithely. Desta vez, o volante acertou em cheio e, aproveitando o mau posicionamento de Andrey, fez um golaço, empatando a partida. O ímpeto ofensivo do Sport continuou e dois minutos depois do tento de Rithely, o meia Marcos Aurélio, aproveitando cruzamento de Lucas Lima, virou o placar, fazendo 2 a 1 para os pernambucanos.

Na volta para a segunda etapa, os donos da casa tentaram assumir o domínio de jogo, porém a equipe comandada pelo pernambucano Roberto Fernandes não conseguia demonstrar qualidade para chegar com intensidade e eficácia no último terço do campo rubro-negro. Apesar da falta de qualidade técnica, o Mecão alcançou o empate, através de Rodrigo Pimpão, marcando um golaço de fora da área.

Com o 2 a 2 no marcador, foi a vez do volante Rithely brilhar. Tendo Renan Teixeira em campo, que entrara no lugar de Felipe Azevedo, Rithely teve maior liberdade para chegar ao ataque. E deu certo. Aos 30 minutos, aproveitando o vacilo da zaga, mandou para o gol vazio. Dois minutos depois, o volante pegou de primeira o cruzamento de Marcos Aurélio, marcou seu terceiro gol na partida, o quarto do Leão e dando números finais ao jogo.

Ficha técnica

América-RN
Andrey; Norberto, Cléber, Edvânio e Raí (Chiquinho); Márcio Passos, Daniel Amora, Mazinho (Jerson) e Vinícius Pacheco; Alex e Tiago Adan (Rodrigo Pimpão). Técnico: Roberto Fernandes.

Sport
Magrão, Patric, Pereira, Tobi e Marcelo Cordeiro, Pedra, Rithelly, Camilo e Lucas Lima (Roger), Felipe Azevedo (Renan Teixeira) e Marcos Aurélio (Sandrinho). Técnico: Marcelo Martellote.

Local: Barretão (Ceará-Mirim-RN).
Árbitro: Alicio Pena Junior (MG).
Assistentes: Thiago Gomes Brigido (CE) e Marcos A da Silva Brigido (CE).
Gols: Alex (A) e Rodrigo Pimpão (A); Rithely (3, S) e Marcos Aurélio (S).
Cartões amarelos: Norberto (A), Alex (A), Magrão (S), Rithely (S).