Sport

Série B

Sport volta a jogar mal, perde para o Paysandu e fica no G4 na base da sorte

Leão foi derrotado por 2 a 0 em Belém, mas fica em quarto por combinação de resultados

postado em 03/09/2013 23:37 / atualizado em 04/09/2013 01:06

João de Andrade Neto /Esportes

THIAGO GOMES/FUTURA PRESS
O Sport conseguiu fechar o primeiro turno da Série B dentro do G4. Porém, a queda de rendimento do Leão nos últimos jogos assusta. Nesta terça-feira, novamente com um futebol muito abaixo do que é preciso para subir, a equipe foi derrotada pelo então vice-lanterna Paysandu por 2 a 0, na Curuzu, em Belém. Já são quatro partidas sem vencer (uma delas pela Sul-Americana). Apesar do resultado, os pernambucanos, beneficiados pelos outros resultados,  permanecem na 4ª posição, com 31 pontos, mesma pontuação de Joinville (5º) e Boa (6º). Mas terá que voltar a render daqui para frente. Do contrário, a saida do G4 é questão de tempo.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DA SÉRIE B

Para a partida, o técnico Marcelo Martelotte optou por um esquema mais forte na marcação, com três volantes no meio de campo. A escolha tinha como tentativa dar uma maior consistência defensiva ao Sport, dono de uma das defesas mais vazadas da Série B. Mas bastaram sete minutos para a tática ruir.

MARCELO SEABRA/FUTURA PRESS
Após bom cruzamento pela direita feito por Eduardo Ramos (ex-Sport e Náutico), Marcelo Nicácio antecipou a marcação do lateral Patric e cabeceou sem defesa para Magrão. O gol do Paysandu, colocava justiça no marcador. Isso porque era do Papão a maior posse de bola. Magrão ainda fez boa defesa em chute de Eduardo Ramos. O Sport, com apenas Camilo como homem de criação, arriscava apenas nos cruzamentos na área a procura de Nunes. Quase todos, infrutíferos.

Porém, a partir dos 25 minutos, Felipe Azevedo recuou para auxiliar Camilo na criação - o que deu maior poder ofensivo ao Sport, que passou a atacar mais. Principalmente pelo lado direito. E mesmo sem jogar bem, o Leão até poderia ter empatado. Aos 35, o árbitro Raphael Claus não marcou pênalti quando Zé Antônio cortou cabeçada de Nunes com a mão dentro da área. No último minuto, Camilo entrou na área, mas chutou para fora, com Rithely livre ao seu lado.

Com o time crescendo na partida, Martelotte não mudou a equipe no intervalo. E com menos de dez minutos, o Leão desperdiçou duas boas chances de empatar. A primeira com Toby, na entrada da pequena área, chutando por cima. A segunda com Rithely, chutando prensado com a bola saindo por pouco. Logo em seguida, o volante, um dos melhores do Sport em campo, deixou a partida para a entrada de Diego Maurício, deixando o rubro-negro com três atacantes.

A mudança se mostrou um erro de Martelotte. Apesar de jogar com três homens na frente, o Sport voltou a perder na criação das jogadas e voltou a insistir apenas nos cruzamentos na área. A alteração também chamou o Paysandu para cima. Aos 26, Patrik Silva entrou na vaga de Camilo para dar novo fôlego ofensivo ao meio de campo rubro-negro.

Porém, além de jogar mal, o Sport ainda foi castigado pela arbitragem. Aos 32, Raphael Claus marcou pênalti inexistente de Toby em cima de Aleílson. Na cobrança, Pikachu deslocou Magrão: 2x0.

Nos minutos finais, ainda houve tempo para cada goleiro realizar uma grande defesa e Eduardo Ramos mandar na trave de Magrão e desperdiçar outra chance clara, cara a cara com o camisa 1 rubro-negro. Triunfo justo do Papão, que não vencia há quatro partidas.

Ficha do jogo

Paysandu
Paulo Rafael; Yago Pikachu, Fábio Sanches, Leonardo D'Agostini (Diego Bispo) e Gilton; Zé Antônio, Vanderson, Jaílton e Eduardo Ramos; Iarley ( e Marcelo Nicácio (Aleíson). Técnico: Artuzinho

Sport
Magrão, Patric, Gabriel, Toby e Peri; Anderson Pedra, Rithely (Diego Maurício), Renan e Camilo (Patrik Silva); Felipe Azevedo e Nunes. Técnico: Marcelo Martelotte.

Local: Estádio da Curuzu, em Belém (PA). Árbitro: Raphael Claus (SP). Assistentes: Fábio Pereira e Francisco Casimiro de Sousa (ambos do TO). Gols: Marcelo Nicácio (7 do 1º) e Yago Pikachu (33 do 2). Cartões amarelos: Peri, Gabriel, Patric, Felipe Azevedo.