Sport

Ilha do Retiro

Sport supera retranca do Guaratinguetá e vence por 1 a 0 com gol de Ailton

Equipe rubro-negra encara o líder Palmeiras, na próxima rodada da Série B

postado em 17/09/2013 21:29 / atualizado em 17/09/2013 22:51

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O Sport venceu o Guaratinguetá por 1 a 0, nesta terça-feira, na Ilha do Retiro, e se manteve firme na briga para voltar ao G4. Foi um placar magro, ainda mais diante das chances desperdiçadas. Mas pode ser encarada por um outro ponto de vista. Foi a segunda “goleada por 1 a 0” do Leão, parafraseando o próprio técnico Geninho, que utilizou a expressão na rodada passada.

VEJA A GALERIA DE FOTOS DE SPORT X GUARATINGUETÁ

Desde o início, foi jogo de um time só. O Sport tomou a iniciativa e o Guaratinguetá sequer reagia. Os visitantes se fecharam na defesa e quando tinham a bola preferiam gastar o tempo a tentar alguma jogada ofensiva. O Leão foi o completo avesso disso. Partia para cima, tinha maior posse de bola e presença no campo de ataque. Não foi por falta de tentativa que o Sport não conseguiu marcar o seu gol.

O Leão fez uma considerável pressão durante todo o primeiro tempo, criando diversas chances de marcar, mas faltava o capricho na finalização. O principal ponto ofensivo da equipe era pelo lado direito, com a boa aparição de George Lucas. Por aquele lado ele fazia uma boa parceria com Felipe Azevedo. Sem ser tão acionada, a zaga do Sport trabalhou bem. O estreante Oswaldo caiu pelo lado direito e não comprometeu. Destaque para Vinícius Simon, que antecipou bem algumas bolas.

Mais à frente, com o adversário se furtando de atacar, Rithely voltou a fazer uma boa partida, principalmente no apoio na criação, vindo de trás. No ataque, Marcos Aurélio pareceu sobrecarregado em alguns momentos, em parte pela ausência de Lucas Lima, que às vezes desaparece do jogo.

No segundo tempo, nada mudou. A pressão do Sport continuou a mesma, assim como a postura do Guaratinguetá, totalmente na defensiva. Com 15 minutos, sem conseguir marcar o gol, pecando bastante no último passe, Geninho abriu mão do esquema com três zagueiros, tirando Vinícius Simon e colocando o atacante Nunes. A pressão só aumentou. Foi uma segunda mudança, porém, que acabou mudando o destino do jogo.

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Aos 20 minutos, Geninho tirou o apagado Lucas Lima e colocou Aílton. Na segunda vez que tocou bola, acertou um belo chute de fora da área, de primeira, aproveitando passe de Felipe Azevedo. Foi o gol do desafogo do Sport, que minutos antes havia tomado um susto enorme, com o gol perdido por Cleiton, do Guaratinguetá. A torcida cresceu junto com o time, que passou a atuar com muito mais tranquilidade. O segundo gol não veio porque o problema na finalização persistiu. Se o domínio do Sport já era claro, após a expulsão do zagueiro Pedro Paulo ficou ainda mais fácil para o Leão conduzir a partida.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DA SÉRIE B DO BRASILEIRO


Chances de ampliar não faltaram, como em toda a partida. A equipe conseguiu desperdiçar um contra-ataque de cinco jogadores contra apenas dois marcadores. Mas o segundo gol não fez falta. O 1 a 0 bastou para garantir uma vitória importante, que mantém o Sport na briga para voltar ao G4. Após dois jogos em casa com Geninho e dois resultados positivos, o Leão parte, agora, para buscar os pontos fora, essenciais para o acesso para a Série A. Uma carga maior de responsabilidade para o confronto com o Palmeiras, sábado, em São Paulo.

Ficha do jogo

Sport 1
Magrão; Osvaldo, Pereira e Vinícius Simon (Nunes); George Lucas, Anderson Pedra, Rithely, Lucas Lima (Aílton) e Marcelo Cordeiro; Marcos Aurélio (Chumacero) e Felipe Azevedo. Técnico: Geninho

Guaratinguetá 0
Saulo; Murilo (Michel), Pedro Paulo, Marquinhos e Ruan, Tiago Ulisses, Fransergio, Coelho e Xuxa (David Ceará), Rodrigo e Cleiton. Técnico: Toninho Cecílio

Estádio: Ilha do Retiro. Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF). Assistentes: Sandro do Nascimento Medeiros (MA) e Adeilton Guimaraes da Hora (AL). Gols: Aílton (aos 23 minutos do 2T). Cartões amarelos: Ruan, Fransérgio (G). Cartão vermelho: Pedro Paulo. Público: 11.983. Renda: R$ 151.617.