Sport

PE2014

Sport goleia o Santa Cruz por 3 a 0 e larga na frente na sequência de clássicos

Com a vitória, Leão reassumiu a liderança do Estadual e, de quebra, ganha moral para as semis da Copa do Nordeste contra os corais

postado em 06/03/2014 22:25 / atualizado em 06/03/2014 23:48

Daniel Leal /Diario de Pernambuco , Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
No reencontro entre os atuais tricampeão e o “trivice-campeão” do Campeonato Pernambucano, os papéis foram completamente invertidos. Derrotado nas últimas três edições do Estadual, o Sport foi vingativo. Soube comer o “prato frio”. Dez meses após perder mais um título em casa, deu o troco. Engoliu o Santa Cruz. Ofereceu ao Tricolor um gol por cada título perdido nos últimos anos. Resultado: goleou a equipe coral por 3 a 0, na noite desta quinta-feira, na Ilha do Retiro. De quebra, acabou com um jejum de cinco jogos (e quase dois anos) sem vencer o Santa e ainda chegou à liderança do Estadual, com dez pontos. O Tricolor, que chegou ao quarto jogo sem vencer, caiu para a vice-lanterna do Hexagonal, com os mesmos cinco pontos.

Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press
Felipe Azevedo, que estava voltando ao time titular, após longo período no banco de reservas, marcou dois golaços. Patric completou o placar. O artilheiro Neto Baiano não balançou as redes, mas, em contrapartida, deu dois passes primorosos para gols rubro-negros. A vitória do Sport, porém, pode ser tratada apenas como uma prévia do que virá. Afinal, até o próximo dia 26, o Clássico das Multidões será reeditado por outras três vezes. No próximo domingo, o Santa Cruz receberá o Salgueiro, no Arruda; e o Sport vai a Caruaru pegar o Central - pela sexta rodada do Pernambucano. Na próxima quarta-feira, o Estadual ficará de lado e o repeteco do clássico desta noite será válida pelo jogo de ida das semifinais do Nordestão, na Ilha.

O jogo
O Sport passou como um trator por cima do Santa Cruz. Em 29 minutos, já estava vencendo a partida por 3 a 0. Se nas arquibancadas, a torcida fez jus ao codinome de Clássico das Multidões, dentro de campo, o jogo pouco fez remeter à alcunha de “clássico”. Desde os primeiros instantes da partida, o Leão se impôs. Destaque absoluto para a vontade de vencer dos rubro-negros, que resultou em um misto de velocidade, técnica e finalização afiada. A equipe coral, por sua vez, não conseguia chegar ao ataque. No meio, Raul e Carlos Alberto foram inoperante. Lá atrás, os volantes e os laterais deixaram a zaga, por muitas vezes, no mano a mano com os jogadores do Sport. A consequência disso não tardou.

Aos 5 minutos, Felipe Azevedo pegou de primeira, mandando uma bomba indefensável: 1 a 0. Até aí, o Santa Cruz ainda manteve certa igualdade em campo. Por ora, não se abateu. Mas logo veio o segundo gol do Leão. Aos 16, Neto Baiano, de costas para o gol, deu grande passe e deixou Patric de frente para o gol. O lateral não perdoou. Aos 29, novamente Neto Baiano e novamente Felipe Azevedo. Mais uma vez “papeis invertidos” em campo. O centroavante deu passe por cobertura e Azevedo encobriu Tiago Cardoso.

LEIA A ANÁLISE DO BLOG SOBRE A VITÓRIA DO SPORT

Com o jogo nas mãos, o segundo tempo foi mais morno. O Sport apenas administrou o placar. Sem forças e psicologicamente abatidos com o resultado, os jogadores do Santa Cruz pouco ameaçaram Magrão. Só com Léo Gamalho duas vezes - uma em cima do goleiro e outra no travessão. Flávio Caça-Rato entrou e tentou dar um gás no time, mas em vão.

Sport 3
Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Ewerton Páscoa (Rithely), Ananias (Érico Júnior), Aílton e Felipe Azevedo (Bruninho); Neto Baiano. Técnico: Eduardo Baptista.

Santa Cruz 0
Tiago Cardoso; Oziel, Renan Fonseca, Everton Sena e Patrick; Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Carlos Alberto e Raul; Cassiano (Flávio Caça-Rato) e Léo Gamalho.Técnico: Vica.

Estádio:
Ilha do Retiro (Recife-PE). Árbitro: Sandro Meira Ricci/PE. Assistentes: Elan Vieira de Souza e Francisco Chaves Bezerra Júnior, ambos de PE. Gols: Felipe Azevedo (Sport, 5’ e 29’ do 1T), Patric (Sport, 16’ do 1T). Cartões amarelos: Cassiano, Oziel, Léo Gamalho e Everton Sena (Santa Cruz); Patric, Durval (Sport). Público: 18.033. Renda: R$ 341.480

Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press