Sport

Eduardo Baptista

De pai para filho, de Copa a Copa

Em seu primeiro trabalho como treinador, filho de Nelsinho conduz o Sport a um dos maiores títulos da história do clube

postado em 10/04/2014 00:28 / atualizado em 10/04/2014 00:59

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Quando assumiu o Sport após a saída de Geninho, Eduardo Baptista recebia sua primeira oportunidade como treinador. Com o rótulo de interino, a missão era simples: comandar o time durante as duas partidas que restavam até a despedida do Nordestão, enquanto a diretoria buscava um novo comandante para o elenco. De maneira surpreendentemente rápida, ele foi bem além. Usando somente as peças que já tinha no grupo, ele deu uma cara ao time, alcançando uma inesperada classificação para depois conduzir o Leão ao tricampeonato. O maior título do clube desde aquela Copa do Brasil, que tinha o seu pai, Nelsinho, como treinador.

Roberto Ramos/DP/DA Press
Trazendo no semblante o desgaste provocado pelo enorme desafio, Eduardo não conteve as lágrimas durante a comemoração. “É campeão! É campeão!”, gritava, enquanto era saudado pelos atletas. “Este momento é inesquecível. Conheço bem este clube e a força de sua torcida. Eu sabia que a relação estava arranhada pelos últimas temporadas, mas era preciso somente um time que entendesse o espírito do Sport. O espírito do Leão. Este título é para cada rubro-negro que sofreu e que sonhou com a gente”, comemorou.

Em meio à emoção, o técnico agradeceu os atletas pela confiança depositada em seu trabalho. “Não gosto de abordar este tipo de assunto, mas não posso deixar de falar que este grupo de atletas estava totalmente desacreditado. Nossa eliminação era dada como certa”, lembrou. “Mas aqui, todos são profissionais. Profissionais que se preocupam em dar o melhor de si todos os dias, por entenderem a responsabilidade que é vestir esta camisa. Este título é deles”, acrescentou.

Mas ainda havia outra surpresa reservada ao técnico. Durante entrevista ao Esporte Interativo, Eduardo ouviu do pai e ídolo os parabéns pela conquista. “Hoje é o dia mais feliz da minha vida, pois estou vendo que você também será um vencedor em sua carreira como treinador, como foi em tudo o que você fez”, compartilhou, emocionado. “E fico feliz também como torcedor do Sport que sou”, acrescentou antes de ouvir a resposta do filho. “Eu devo tudo a você. Não tenho o que falar, além de dizer que te amo. Obrigado por tudo o que sou hoje.”