Sport

PROJETO DE MARKETING

De Del Piero a Adriano Imperador: Sport recebe enxurrada de nomes para "projeto midiático"

Dezenas são oferencidos ao Leão diariamente, mas diretoria prefere não falar nomes

postado em 12/07/2014 09:53 / atualizado em 13/07/2014 14:23

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

AFP PHOTO / Nelson ALMEIDA
A diretoria do Sport tem um projeto de marketing consolidado para trazer um atleta de renome à Ilha do Retiro. A negativa nas negociações com o ídolo argentino Juan Román Riquelme, 36 anos, não só não desanimou a diretoria rubro-negra, como teve um efeito contrário: provou que, sim, é possível trazer um grande jogar para o clube. Como chegou bem próximo de um acerto com o meio-campista do Boca Juniors, o Leão ganhou notoriedade em todo o Brasil e mesmo fora do país. O resultado do não fechamento das negociações com Riquelme foi a abertura de uma porta para novos craques. Os nomes não param de ser oferecidos.

Tudo isso passa por um ousado projeto de marketing elaborado após reuniões entre o departamento de futebol e o de marketing do clube. O interessante é que o Sport não tem o dinheiro para contratar um jogador de renome internacional. O salário de Riquelme iria receber giraria em torno de R$ 700 mil – mais premiações a partir de metas atingidas e participações nos lucros relacionados ao marketing desenvolvido com o camisa 10. A verba seria fruto de uma parceria entre o Leão e empresas interessadas em investir em publicidade almejando um retorno rápido.
Divulgação

"O patrocinador lucraria associando a marca ao atleta, o atleta lucaria sendo bem remunerado e o clube teria a sua marca fortalecida, divulgada e ainda contaria com os préstimos de um jogador diferenciado no elenco", afirmou o vice-presidente de futebol, Arnaldo Barros. "Nos reunimos com o marketing e procuramos desenvolver o seguinte raciocínio: buscar um nome interessante que venha para o Sport levantar a marca internacionalmente ou que causasse impacto na mídia, sendo atraente para parceiros que possam investir e a partir daí vincularem a sua marca à imagem do atleta", acrescentou com detalhes.

Os critérios

Uma infinidade de nomes passaram a ser oferecidos ao Sport desde que o plano para trazer Riquelme ficou pelo caminho. Nos bastidores, sabe-se que nomes como o do Alessandro Del Piero (39 anos e ídolo da seleção italiana e da Juventos) e de Adriano Imperador, que já foi descartado. A diretoria não confirma, mas admite que uma gama de jogadores têm sido oferecida diariamente ao clube, estabelecendo critérios para a contratação.

"O critério para esse atleta que buscamos é que seja alguém que agregue tecnicamente, que seja compatível a necessidade do Sport e tenha o poder midiático a ponto de seduzir o patrocinador. O Sport não vai gastar dinheiro, pois não dispõe desses recursos. Pode ser um atleta de dentro ou de fora, desde que obedeça esses critérios. Dezenas de jogadores são oferecidos diariamente, mas temos critérios a se seguir", explicou Arnaldo Barros, que concluiu afirmando ser esse jogador um atleta que atue do meio para a frente. "O que encanta o patrocinador é o jogador que faz a torcida vibrar", pontuou.