Sport

SPORT

Com entrega no limite nos jogos, Durval recebe tratamento especial do departamento físico

Zagueiro é poupado durante treinos, mas se apresenta no auge da forma

postado em 31/07/2014 08:00 / atualizado em 31/07/2014 09:01

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Roberto Ramos/DP/D.A Press
Discutir se Durval é ou não o melhor zagueiro do Brasil na atualidade faz parte do bate-papo do torcedor rubro-negro. Há os que concordem, como o técnico Eduardo Baptista - que não cansa de elogiá-lo -, e há também quem vá de encontro. Nada anormal. O que não há discussão é em relação a boa fase do defensor. Aos 34 anos, o zagueiro definitivamente calou a boca dos críticos, daqueles que creditavam como erro do Sport a volta à Ilha do Retiro de um atleta taxado como “velho”. Não tardou e Durval levantou os títulos do Nordestão e do Estadual. Segue fazendo partidas irretocáveis na Série A. Manter o alto nível, porém, requer sacrifícios do atleta e um tratamento especial de recuperação dos fisiologistas do Leão.

A cada jogo, Durval segue o cronograma de um trabalho feito especificamente para ele pelo departamento físico rubro-negro. Repouso, tratamento com gelo, reforço muscular. Geralmente, enquanto os demais companheiros estão trabalhando com bola, lá está Durval realizando um trabalho à parte. Por vezes, até é “flagrado” sentado, assistindo aos treinos. Nessa quarta-feira, acabou como alvo das brincadeiras de Neto Baiano. “Durval, já que não estás fazendo nada, vem ser o bandeirinha aqui”, gritou. E lá foi o zagueiro usar um colete como bandeira, sem retrucar, calado como costume.

O fato é que Durval não fica sem “fazer nada”. Pelo contrário. “Ele vem fazendo um trabalho diferente até porque já vem em ótimo nível de condicionamento físico”, disse o preparador físico Edvaldo Tacão. “Tem que respeitar a individualidade de cada um. Durval tem um desgaste que vai ao limite nos jogos e temos que segurá-lo durante o treino. Ele precisa desses cuidados. Ele é um jogador importante e a gente sabe que pode contar com ele 100% na hora do jogo, por isso faz esse trabalho diferenciado”, acrescentou Tacão.

Velhinho?
Como sempre gozador, Neto Baiano não deixou de fazer a sua brincadeira após o treino com Durval. Questionado sobre o tratamento “especial” que o departamento físico vem tendo com o defensor, o atacante falou, aos risos, que o zagueiro está “velhinho”. No fim, admitiu a importância de Durval para o Leão. “Ele está velhinho já, ele e Magrão têm que ficar só na pedra de gelo, tão velho para caramba”, brincou. “Mas tem que respeitar Durval. Ele está dando conta demais do recado. Ele não precisa treinar. Deixa Durval só para o jogo mesmo que está bom demais assim”, afirmou.

Durval, 34 anos
11 jogos na Série A
3º atleta que mais atuou pelo Sport no campeonato
32* jogos em 2014
2.830 minutos em campo na temporada
8,5 km é a média percorrida por Durval a cada jogo na Série A
20 km/h é a velocidade que chega as médias de 25 piques por jogo do atleta

*O Sport fez no total 41 jogos na temporada 2014
Confira como funciona a rotina com os cuidados especiais do zagueiro Durval no time rubro-negro



Fontes: Soccerway/Departamento de fisiologia do Sport