Sport

SPORT

Técnico estreante, Eduardo Baptista se mantém no Sport e chegará a 50 jogos pelo clube

Eduardo deixou o cargo de preparador físico no início do ano e teve ascensão rápida

postado em 20/09/2014 00:10 / atualizado em 19/09/2014 21:20

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Julio Jacobina/DP/D.A Press
Foi uma ascensão meteórica na carreira. Em pouco mais de dois meses, Eduardo Baptista abdicou da função de preparador físico, assumiu interinamente o comando do Sport, foi efetivado e conquistou dois títulos: Copa do Nordeste e Campeonato Pernambuco. Não faltava mais nada para cair nas graças da torcida. Lua de mel que se estende com uma campanha sólida na Série A. E que até chegou a ser arranhada com uma precoce eliminação na Copa Sul-Americana, mas nada além de “arranhões”. Amanhã, às 16h, diante do Coritiba, a “Era Eduardo Baptista” na Ilha do Retiro chega a um número simbólico: 50 jogos. Com muito mais alegrias do que tristezas.

O número pegou o técnico do surpresa. “Já!?”, exclamou. “É muito bom, eu trabalho no Sport há cinco anos. Sei das dificuldades, é um clube de muitas cobranças. Já trabalhei em Flamengo e Corinthians (como preparador) e a pressão aqui é tão grande quanto. Conseguir chegar a uma marca dessas me deixa muito feliz, mas não satisfeito. Tenho o objetivo pessoal de acabar a Série A em uma boa posição”, afirmou o Baptista, que fez três dos 49 jogos até aqui como interino. Foi quando venceu os três e foi promovido ao cargo em 14 de fevereiro. Na última quinta-feira, Eduardo foi eleito o melhor técnico do Nordestão.

O interessante dessa marca é que, antes de Eduardo, o último técnico que havia atingido os 50 jogos consecutivos como treinador do Sport havia sido justamente o pai dele, Nelsinho Baptista, campeão da Copa do Brasil em 2008. Nelsinho, inclusive, é o sétimo treinador que mais esteve à frente do Leão na história: 106 vezes. “Jamais vou me comparar ao meu pai, aqui não vai existir outro como ele, com a sabedoria dele”, disse. O recordista é Dante Bianchi, com 332 partidas, nas décadas de 1950 e 1960.

Cabelos brancos
Em pouco mais de sete meses comandando o Sport, Eduardo Baptista afirmou que muito mudou em sua vida. Em tom descontraído ressaltou o que mudou nele principalmente fisicamente. “Junto com o cargo vieram os cabelos brancos, a falta de cabelo e tudo mais. Durante o prêmio do Nordestão ontem (quinta-feira) me assustei quando mostraram uma imagem minha cinco quilos mais magro. Fiquei assustado e já comecei dieta”, pontuou.

Retrospecto de Eduardo Baptista
49 jogos
26 vitórias
7 empates
16 derrotas
57,8% de aproveitamento

Fonte: Carlos Celso (pesquisador)