Sport

SPORT

Apesar de não reaver pontos, Sport estuda "caso Jobson" para tentar tirar pontos do Botafogo

Vice-presidente de futebol, Leonardo Coêlho, explicou que Leão ainda não tem posição

postado em 20/10/2014 20:30 / atualizado em 21/10/2014 09:26

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

FERNANDO SOUTELLO/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
Segundo a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), o atacante Jobson teria atuado de maneira irregular no empate entre Sport e Botafogo (1 a 1), no último domingo, em Volta Redonda. Punido pelo Tribunal Esportivo da Arábia Saudita por ter se negado a realizar um exame antidoping, quando defendia as cores do Al Ittihad, o atleta, de acordo com a ABCD, não poderia ter enfrentado o Leão. Acontece que o jogador entrou em campo mediante liminar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Ciente do caso, a diretoria do Sport está acompanhando tudo de perto. Apesar disso, o vice-presidente jurídico, Leonardo Coêlho, afirmou que o clube ainda está analisando os documentos para decidir se buscará ou não uma punição ao Botafogo. O que se sabe, de pronto, é que o Leão não poderá reaver os dois pontos perdidos no jogo. O máximo que poderá acontecer é conseguir tirar quatro pontos do Fogão: o ponto levado pelo empate mais três pontos de punição por escalação irregular do atleta.

"Já estamos sabendo do caso, que foi amplamente noticiado no Rio de Janeiro. O atleta deles jogou sob liminar do STJD, mas ocorre que essa liminar foi dada em dissonância com uma norma da Fifa, que diz que quando um jogador for punido por uma federação ela permanece nas demais federações vinculadas à Fifa. Em tese, essa liminar poderia, e nisso quero frisar bem, poderia ter deferido em dissonância essa norma maior da Fifa", explicou detalhadamente Leonardo Coêlho.

De acordo com a ABCD, no dia 17 de outubro, foi reconhecida em todo território nacional a punição imposta a Jobson durante sua passagem pela Arábia Saudita, nos termos do Decreto 6.653, que promulga a Convenção Internacional Contra o Doping no Esporte, da Unesco. Por essa razão, a entidade apresentou dois recursos referentes ao processo que corre no STJD.

Providências
A diretoria do Sport já tem um advogado à frente do caso. Esse profissional solicitou uma cópia integral do processo. "Vamos analisar o caso e, na sequência, definir se vamos ou não postular a perda de pontos do Botafogo", disse o vice jurídico rubro-negro. A postura do Leão será definida até o fim da semana.

Concorrente direto
Apesar de não somar diretamente pontos ao Sport, a diretoria rubro-negra deixa transparecer que, fazer com que um rival na luta contra o rebaixamento possa perder pontos, também beneficiaria o Leão. "O que na situação do Sport ajudaria muito. O Botafogo é um candidato forte ao rebaixamento. E se tenho um adversário direto que pode perder pontos há um interesse nosso direto também", concluiu Coêlho.

*Com informações da Agência Gazeta Press