Sport

SPORT

Após passar um bom tempo no estaleiro, Rodrigo Mancha provou sua importância no seu retorno

Volante deu mais consistência ao meio de campo e proteção ao setor defensivo

postado em 21/10/2014 08:00 / atualizado em 21/10/2014 14:02

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Julio Jacobina/DP/D.A Press
O Sport ainda não voltou a demonstrar um grande futebol na Série A. Nesta segunda-feira, inclusive, faz um mês desde a último vitória: 1 a 0 sobre o Coritiba, na Ilha do Retiro – com gol de Felipe Azevedo. O alento para quem está há seis rodadas sem sentir o sabor do êxito vem de um detalhe que marcou uma sutil, mas não menos importante evolução do time diante do Botafogo, no último domingo. Trata-se do “efeito Rodrigo Mancha” no meio de campo rubro-negro. Na diferença que apenas um só jogador pode fazer. Com ele em campo, o Leão voltou a ser, no mínimo, competitivo. O volante trouxe consigo a força defensiva que faltava e carregou junto, de quebra, mais segurança e confiança aos demais companheiros de time.

Rodrigo Mancha não entrava em campo desde 31 de maio. De lá para cá, passou por um momento difícil, com uma lesão rara na coxa. Recuperado, e mesmo que ainda sem ritmo de jogo, mostrou por que fez o técnico Eduardo Baptista lamentar tanto a sua ausência. Não em vão. Afinal, com o volante de 28 anos atuando na cabeça de área, a zaga mostrou-se mais protegida. O Fogão praticamente não chegou à Magrão. O gol saiu em um lance isolado, de bola parada. Somente Mancha, efetuou 17 desarmes – sendo apesar um errado – contra o Fogão. O defensor ainda acertou o travessão em uma testada no início do jogo. Tem estrela.

“Ele foi a base de tudo que a gente conquistou primeiro semestre, o cara que dava a pegada, posicionava o sistema. A partir do momento que o perdemos, a equipe toda sentiu”, disse o treinador rubro-negro, em tom de elogio. “Com ele, o time ganha em posicionamento e pegada. Mesmo ele longe do verdadeiro Mancha (em termos físicos), foi um atleta que deu mais equilíbrio à marcação. Deu a saída rápida que precisávamos. Ele vinha fazendo muita falta. Nos ajudou demais”, acrescentou Baptista.

Sport completa um mês sem vitória

21/09 – 23ª rodada - Sport 1 x 0 Coritiba
24/09 – 24ª rodada - Bahia 1 x 0 Sport
27/09 – 25ª rodada - Sport 0 x 0 Cruzeiro
04/10 – 26ª rodada - Corinthians 3 x 0 Sport
08/10 – 27ª rodada - Grêmio 2 x 0 Sport
12/10 – 28ª rodada - Sport 1 x 2 Vitória
19/10 – 29ª rodada - Botafogo 1 x 1 Sport