Sport

SPORT

Sem se desesperar com sequência ruim, Sport vai a Belo Horizonte enfrentar Atlético-MG

Mesmo questionado no cargo de treinador, Eduardo Baptista prega calma

postado em 25/10/2014 00:10 / atualizado em 24/10/2014 21:27

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Ivan Melo/Esp.DP/D.A.Press
O Sport vive o seu pior momento em 2014. Fase delicada, com o técnico Eduardo Baptista pressionado como nunca. O clube não vence há sete rodadas na Série A. Como visitante, já são dez partidas sem vencer, quase cinco meses. Situação complicada, séria, mas tratada sem desespero pela diretoria, atletas e treinador. Balançando no cargo, Eduardo Baptista pregou tranquilidade. Mesmo ciente de que mais um resultado negativo, às 17h30 de hoje (horário do Recife), contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte, pode custar o seu emprego, o treinador demonstrou confiança em um bom resultado.

De fato, o Leão ainda não vive uma crise propriamente dita. Apesar de o desespero da torcida e do mau momento que vive o time, tem que se ressaltar que o clube ainda não está imerso em uma situação irreversível, ou algo semelhante. Pelo contrário. Talvez, o que mais faça os rubro-negros ter o sentimento de chateação é a sensação de que o Sport poderia dar mais, estar mais bem classificado – assim como foi durante quase toda o Brasil, quando esteve sempre no top10 e chegou a integrar o G4 em três ocasiões.

Tudo isso até uma fulminante má fase bater à porta. O Leão caiu de rendimento. E é pelos problemas essencialmente de finalização que o time não tem vencido. Foi assim na derrota da última rodada contra o Goiás, por exemplo. É por ver o time ainda criando que a aflora a confiança de Eduardo Baptista. “O que estou mostrando aos jogadores é que estamos fazendo bons jogos. Precisamos ter consistência, manter o alto nível por mais tempo e, quando as chances aparecerem, ter mais tranquilidade para voltar aos caminhos da vitória”, disse.

Ameaçado, eu?
Ainda que a torcida esteja chateada, insistindo nos pedidos de saída do treinador, o vice-presidente de futebol, Arnaldo Barros, garantiu a permanência de Eduardo até o fim do ano. Isso tem dado tranquilidade ao treinador. “A diretoria tem feito um trabalho excepcional , que dá base ao jogador e mostra confiança neles. Não podemos achar que está tudo errado e que devemos mudar tudo. Temos que persistir”, pontuou. “Mas não me preocupo com o emprego, me preocupo em fazer o Sport ganhar, essa é a minha única preocupação”, concluiu.

Time
O Sport terá uma escalação mais “conservadora” para enfrentar o Atlético-MG. Eduardo Baptista realizou duas alterações em relação à equipe que foi derrotada na última rodada em casa para o Goiás: o volante Wendel e o lateral Vitor entram no time. O primeiro ganhou a posição do atacante Ananias, enquanto o segundo será o substituto de Patric, que não poderá enfrentar o Galo por questões contratuais. Com Wendel no time, o Leão ganhará mais um homem no meio de campo, deixando a defesa mais protegida e liberando mais o lateral Renê para atacar. Outra novidade será o retorno do zagueiro Ewerton Páscoa, que volta a ser relacionado, após dois meses se recuperando de uma lesão na coxa. Neto Baiano, com uma lesão na coxa, foi cortado de última hora.

Adversário
O técnico Levir Culpi terá uma gama de desfalques para enfrentar o Sport. O treinador não poderá contar com o zagueiro Edcarlos e com os atacantes Luan e Diego Tardelli, suspensos. Além deles, o atacante Guilherme, que teve estiramento constatado na coxa direita, foi vetado. Maicosuel será o substituto deste último. Para a zaga, disputam a vaga Leonardo Silva, recuperado de contusão, e o recém-chegado Tiago. Para a vaga de Tardelli, Marion e André disputam a posição. Por fim, Pierre é o mais cotado para substituir Luan. O Galo é o segundo melhor mandante da Série A, com 75% de aproveitamento – com apenas uma derrota em 15 jogos em casa.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG
Victor; Marcos Rocha, Tiago (Leonardo Silva), Jemerson e Douglas Santos; Josué, Pierre (Cesinha), Dátolo e Maicosuel; André (Marion) e Carlos.
Técnico: Levir Culpi.

SPORT
A escalação desta amanhã foi: Magrão; Vitor, Henrique Mattos, Durval e Renê; Ronaldo, Rodrigo Mancha, Wendel, Ibson e Felipe Azevedo; Diego Souza.
Técnico: Eduardo Baptista.

Local: Independência, em Belo Horizonte. Horário (do Recife): 17h30. Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR). Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Anderson José de Moraes Coelho (SP).