Sport

SPORT

Homero decide não participar de bate-chapa no Sport, mas oposição mantém candidatura

Ex-dirigente leonino diminui tom das críticas e diz que ficará de fora das eleições

postado em 24/11/2014 10:46 / atualizado em 24/11/2014 19:47

Pedro Galindo /Especial para o Diario , Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Julio Jacobina/DP/D.A Press
As eleições do Sport, que ocorrem em 16 de dezembro, perderam nesta segunda-feira um de seus personagens mais emblemáticos. Isso porque um dos principais nomes da oposição, Homero Lacerda, confirmou à reportagem do Superesportes que não vai compor a chapa. Ele alega razões pessoais para se eximir de participar do processo eleitoral e, ao longo do próximo biênio, vai continuar acompanhando o clube apenas como torcedor. Do outro lado, o empresário Bruno Reis mantém a candidatura do grupo Sport Pode+ e se mostra surpreso com a decisão.

Homero contou que precisou dizer não às pressões de seu grupo político, porque se desiludiu com outras oportunidades em que lançou uma candidatura de oposição. “Não vou ser candidato. Apesar das convocações, que me orgulharam muito, mas não vou sair, é meio complicado. Envolve motivos pessoais, família, negócios, mas política de clube é um negócio muito complicado. Candidatura por oposição é meio olímpica, tive duas experiências muito ruins”, lembrou o empresário, que assegurou ainda que não vai manifestar apoio a nenhum outro candidato. “Vou ficar de fora”, afirmou.

Ainda que tenha desistido de concorrer à presidência rubro-negra, Homero não deixou de enumerar alguns desafios que o novo mandatário terá à frente do clube. Segundo ele, caso João Humberto Martorelli seja reeleito, ele deve rever o estatuto do clube. No entanto, diminuindo o tom das críticas, disse acreditar na capacidade do atual presidente rubro-negro.

“Eu espero que quem ganhar leve o clube a bom termo. Espero que ele (Martorelli) reveja algumas posições. Ele tem algumas coisas certas, mas espero que ele reveja algumas coisas como o estatuto. O presidente eleito escolhe o conselho, o sócio-atleta não pode votar... é absurdo o estatuto que foi aprovado. Então, eu espero que ele reveja muita coisa e que o Sport volte a ter novamente um conselho digno, forte. Que ele reveja aquele negócio de construir espigão no clube, que traga para o clube de volta o CT. Ele tem uma tarefa grandiosa, e acredito que ele tem capacidade. Espero que ele se saia bem. É um desafio grande, não é fácil, espero que ele tenha aprendido alguma coisa nesse primeiro ano dele, e que isso contribua”, declarou.

Oposição
O empresário Bruno Reis, que será o candidato à presidência do executivo da chapa de oposição, mostrou-se surpreso com a decisão do ex-presidente de se retirar do processo. Segundo o rubro-negro, conversas com Homero Lacerda e Luciano Bivar vinham sendo costuradas para manter uma oposição forte no pleito.

"É estranho para mim um ex-presidente da largura que é Homero se afastar desse processo. Nós temos uma proposta de gestão muito interessante para o clube, de valorização do sócio e da gestão. De qualquer maneira, vou conversar com ele e colocar alguns cargos à sua disposição para que indique nomes que sejam novos e ajudem a oxigenar o clube", disse Bruno Reis. 

A chapa Sport Pode+ mantém a sua candidatura e lança, às 10h30 desta terça-feira (data limite para a inscrição de uma chapa), a sua comissão para tentar desbancar a chapa de João Humberto Martorelli. O provável local é o restaurante Varanda, na sede do Sport.