Sport

SPORT

Joelinton conta com diretor-médico do Sport para ajudá-lo a administrar a sua carreira

Para colaborar com família, Stemberg Vasconcelos ajuda atacante de graça

postado em 27/11/2014 07:54 / atualizado em 27/11/2014 08:58

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Julio Jacobina/DP/D.A Press
Stemberg Vasconcelos trabalha há 16 anos no Sport. Ortopedista, está há quatro como diretor-médico. Nas últimas semanas, porém, ele tem vivido dias atípicos no clube. Desde que o atacante Joelinton despontou como a nova grande promessa do Leão, Stemberg tem sido uma das pessoas mais acionadas. E não é em razão de qualquer lesão ou algo parecido. A ligação entre o médico e o atleta é antiga. O jogador é natural da cidade de Aliança, na Zona da Mata. A mesma cidade onde o Stemberg trabalha há oito anos - inclusive já foi secretário de saúde municipal. Única referência da família de Joelinton no Recife, acabou se tornando uma espécie de “empresário” do jogador.

Desde 2011, quando ainda tinha 14 anos, Joelinton foi morar sozinho na capital (ainda vive na concentração da Ilha do Retiro). “Os pais pediram para eu ajudar, orientar. Eu cuido da família inteira (como médico), então fico organizando as coisas dele aqui (Recife). Quando ele vai assinar um contrato, eu vou junto. Sei o que pode ou não”, disse o médico.

Na verdade, Stemberg é um “conselheiro” e “facilitador” para Joelinton. Resolve aspectos burocráticos para o atleta de maneira voluntária, apenas pelo vínculo afetivo que tem com a família dele. Sem qualquer contrato, não ganha nada, um real sequer, com isso. Não é o empresário, frise-se. Oficialmente, o procurador do atleta é o ex-prefeito de Aliança Azoca Gouveia. “Meu lucro é zero. Sou médico, tenho a minha clínica, vivo disso”, frisou. “Conheço ele Stemberg desde 2011. Sempre me ajudou muito aqui. Me ajuda a resolver coisas do contrato. É uma relação tranquila”, disse Joelinton.

Profissionalismo
A relação entre o médico e o atleta não incomoda em nada a diretoria do Sport. Como a relação é tratada de maneira transparente e profissional. “Acho absolutamente normal”, disse o vice-presidente de futebol, Arnaldo Barros. “Temos uma relação normal. Aqui dentro (do Sport), Joelinton é atleta aqui e sou médico. Se quisermos conversar sobre outro temas (contratos) é fora do expediente”, concluiu Stemberg.