Sport

SPORT

Sport é o único time de Pernambuco a figurar no ranking dos melhores de 2014 da IFFHS

Clube aparece na 247ª posição em lista que tem o Real Madrid na liderança

postado em 13/01/2015 15:29 / atualizado em 13/01/2015 16:39

João de Andrade Neto /Superesportes

Daniel Leal/DP/D.A Press
A tradicional IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) divulgou nesta terça-feira o seu ranking  dos melhores times de 2014. Na lista, que é liderada pelo Real Madrid e tem o Cruzeiro como melhor brasileiro (14º lugar), o Sport é o único clube de Pernambuco presente. O Leão, que no ano passado faturou os títulos da Copa do Nordeste, do Campeonato Pernambucano e terminou na 11ª posição no Campeonato Brasileiro, aparece em 247º lugar na lista, com 80 pontos, empatado com Sampdoria-ITA, Cerezo Osaka-JAP, Grödig-AUT e DC United-EUA.

O sistema de pontuação do ranking está dividido em duas classes: competições internacionais e nacionais, que são separadas por continente e o seu grau de competitividade. Uma vitória na Liga dos Campeões da Europa e na Copa Libertadores, por exemplo, tem peso 14. Já na Liga Europa e na Sul-Americana o peso cai para 12. A final do Mundial de Clubes tem o maior peso, valendo 21 pontos.

O mesmo critério vale para as competições nacionais, com os torneios do Brasil, Alemanha, Argentina, Itália, Inglaterra, Espanha e França tendo peso 4. O ranking de clubes da IFFHS existe desde 1991. Além do Sport, apenas outros dois times do Nordeste aparecem na lista, que contém 483 clubes. Os baianos Vitória e Bahia estão empatados na 214ª posição com 86 pontos.

No top 5, o Real Madrid é seguido pela ordem, por Bayern de Munique (que liderou o ranking em 2013), Atletico de Madrid, Barcelona e Atlético Nacional, da Colômbia, o melhor time não europeu na lista. Por sinal, o Real Madrid, com 381 pontos quebrou o recorde da história do ranking da IFFHS, que pertencia a Juventus-ITA, que havia somado 372,7 em 1993.