Sport

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

FPF convoca clubes para decidirem sobre palco do clássico entre Sport e Náutico

Apenas unanimidade dos 12 clubes do Estadual poderá autorizar jogo na Arena PE

postado em 21/01/2015 20:29 / atualizado em 21/01/2015 21:07

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A polêmica sobre o palco do primeiro Clássico dos Clássicos de 2015 já tem data para ter um ponto final. Na próxima segunda-feira, representante de todos os 12 clubes participantes do Estadual se reunirão na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para definir em votação sobre o pedido da diretoria do Sport de realizar a partida contra o Náutico, no dia 8 de fevereiro, pela 2ª rodada do Estadual, na Arena Pernambuco. Por deliberação do presidente da FPF, Evandro Carvalho, a mudança do local da partida, inicialmente marcada para a Ilha do Retiro, só acontecerá caso seja aprovada por unanimidade.

O ponto de discórdia é com relação ao entendimento de uma possível inversão de mando de campo, já que o estádio de São Lourenço da Mata vem sendo utilizado para todos os jogos do clube alvirrubro desde 2013. E para a FPF e a CBF consta como mando oficial do Náutico. 

No entendimento da diretoria do Sport, o caso não caracteriza uma inversão de mando de campo já que a Arena Pernambuco não é de prioridade do Náutico, que jogará no estádio por 30 anos mediante contrato assinado. Sendo assim, o direito do Sport de atuar no estádio seria o mesmo, já que também é firmado a partir de um contrato comercial. O próprio presidente da FPF, Evandro Carvalho, em entrevistas a diversos veículos de comunicação, também não se mostrou contra a realização do clássico na Arena Pernambuco, com mando do Sport. Mesmo posicionamento do presidente do Náutico, Glauber Vasconcelos.

Vale lembrar que o artigo 13 do regulamento geral das competições da FPF proíbe a inversão de mandos de campo. "A modificação não se referirá às situações de inversão de mando de campo, o que considera, conforme a origem dos contendores, o âmbito das cidades no qual pertençam os clubes envolvidos, exceção feita à inversão recíproca, ou seja, a troca do mando de campos dos jogos de ida e volta, quando aprovada pelo DCO." 

Confira AQUI a íntegra da deliberação da FPF convocando os clubes para decidir sobre o assunto.
Além disso, a FPF confirmou a antecipação da partida entre Náutico e Salgueiro, na Arena Pernambuco, para o próximo dia 31 (sábado), abrindo o segundo turno.
 
Reprodução/FPF