Sport

SPORT

Com prévias de carnaval, efetivo do Clássico das Multidões cai para 400 policiais

É o menor efetivo dos últimos 25 clássicos disputados em Pernambuco

postado em 30/01/2015 10:17 / atualizado em 30/01/2015 16:15

Thaís Lima /Especial para o Diario

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press.

A Polícia Militar de Pernambuco definiu o efetivo para o Clássico das Multidões deste sábado, no Arruda. Quatrocentos policiais farão a segurança dos torcedores que forem à casa tricolor para assistir à partida de estreia de Santa Cruz e Sport no Campeonato Pernambucano às 18h30. O efetivo é o menor dos últimos 25 clássicos disputados no estado.  Um número inferior de policiais em uma partida, desde então, foi em 2012 no duelo entre Náutico e Sport, nos Aflitos, com 316 pessoas trabalhando na segurança.

Em 2013, por exemplo, o jogo com o menor número de policiais num Clássico das Multidões contou com 696 profissionais fazendo a segurança do público. No ano passado, o jogo entre Santa Cruz e Sport com menos policiais, ainda contou com o efetivo de 727. Neste ano, entretanto, devido as prévias carnavalescas que acontecem no mesmo dia da partida, o clássico conta com 327 policiais a menos.

O curioso é que a partida entre Náutico e Salgueiro, que inicialmente estava marcada para este sábado, precisou ser transferida para o domingo, dia 1º de fevereiro, como medida de segurança. A ideia da mudança na data do jogo do Timbu surgiu para impedir o encontro de torcidas rivais e para que a Polícia Militar tivesse um número suficiente de policiais para atuar no clássico. Anteriormente, o clássico estava marcado para o domingo e o presidente da FPF, Evandro Carvalho, não pretendia mudar a data.

Polícia Militar comenta efetivo
Em entrevista ao Superesportes, o Capitão Júlio Aragão, responsável pela assessoria de comunicação da PM, afirmou que a polícia terá contigente necessário para manter a ordem, tanto no clássico, quanto nas prévias carnavalescas. “Quando a gente fala em planejamento, estamos levando em conta a estimativa de público para o evento e o número de policiais que tornam possível a tranquilidade no local. Mas esperamos que, tanto para o clássico, quanto para as festas carnavalescas, os cidadãos venham com espírito de paz. Teremos policiamento necessário para manter a ordem nos locais”, afirmou o capitão.

“A gente tem vários eventos de grande porte nesta época e, por isso, foi preciso readequar as datas pra termos uma quantidade de policiais suficiente trabalhando. Teremos exclusivos para o clássico deste sábado, 400 policiais. Teremos também policiais que já fazem o policiamento ostensivo, que vão colaborar no dia do jogo”, acrescentou Aragão.