Sport

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Sport volta a repetir erros, mas vence o Náutico por 1 a 0 com gol polêmico de Samuel

Timbu ainda pressionou o rival no segundo tempo e quase chegou ao empate

postado em 08/02/2015 20:25 / atualizado em 09/02/2015 09:20

Daniel Leal /Diario de Pernambuco , Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2015/02/08/1079/20150208210938121542e.jpg', 'id_content': 3044088L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/sport/2015/02/08/galeria_sport,1079/fotos-confira-a-sequencia-dos-fatos-no-gol-do-sport.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Confira a sequ\xeancia dos fatos no gol do Sport', 'id_pk': 1079L, 'id_conteudo': 3044088L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Confira a sequ\xeancia dos fatos no gol do Sport', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Jogadores do N\xe1utico reclamaram com \xe1rbitro Emerson Sobral alegando falta sobre J\xfalio C\xe9sar', 'schema': 'foto_12711703576'}O Sport não foi novamente o Sport que, na teoria, tinha potencial para sobrar em campo. Não foi brilhante - longe disso até. Errou pontualmente, sobretudo no ataque. Em vantagem no placar, voltou a recuar e repetir erros no segundo tempo. Por vezes, previsível, ficou travado no seu intocável esquema tático. Ainda assim, fez em campo o suficiente para vencer o esforçado Náutico. Embora no limite e demonstrando evolução, o Timbu esbarrou principalmente nas próprias pernas. Mais precisamente, no abismo técnico, de qualidade. Foi basicamente por isso, e com um gol polêmico, que o Leão venceu por 1 a 0 o Clássico dos Clássicos deste domingo, na Arena Pernambuco.

Com a vitória, os rubro-negros se mantiveram na liderança do Estadual, agora com seis pontos. Com apenas um ponto, o Náutico divide a quarta colocação do Hexagonal do Título com o Salgueiro. O Sport volta a campo agora na próxima quarta-feira, contra o Coruripe, pela Copa do Nordeste, na sua primeira partida do ano na Ilha do Retiro. No mesmo dia, o Náutico receberá o Serra Talhada, só que novamente na Arena e pelo Estadual.

O jogo
Embora o Sport tenha saído vencedor para o intervalo com a vantagem mínima, pode-se dizer que o primeiro tempo teve um quê de equilíbrio. Mesmo com um sistema defensivo deficiente, com os dois zagueiros por vezes batendo cabeça, o Náutico se desdobrou na marcação. Com a pequena, porém barulhenta torcida empurrando, foi eficiente enquanto pôde. Na frente, quase sempre esbarrou em uma muralha rubro-negra ainda mais sólida e principalmente no pior: na falta de qualidade técnica. O Sport, por sua vez, se não foi mal, esteve longe de soberano.

A partida começou com intensidade. No primeiro lance, Flávio falhou, Régis saiu de frente com Júlio César e Diego salvou travando o chute. Na jogada seguinte, o único vacilo leonino. Páscoa recuou sem força para Magrão e Josimar chegou travando. Foi por muito pouco. Discreto, Diego Souza teve duas oportunidades, aos 4 e 14 minutos. Na primeira, errou a cabeçada e, dez minutos depois, furou após grande bola de Régis.

Paulo Paiva/DP/D.A Press

Aos 26, no lance mais bonito e ao mesmo tempo mais polêmico da etapa, o Leão abriu o placar. O Sport trocou passe da defesa, foi avançando de pé em pé até a bola chegar novamente em Diego Souza, que chutou firme para grande defesa de Júlio César, no rebote Danilo furou e teria feito falta no goleiro, no bate-rebate a bola sobrou para Samuel, que mandou para as redes. Os jogadores alvirrubros reclamaram bastante do lance. Após o gol, o Timbu apresentou uma leve evolução, esboçou uma pressão, porém ficou somente na vontade.

Segundo tempo
O segundo tempo começou com uma retribuição de favores logo aos 7 minutos. Dessa vez, Diego Souza fez grande jogada na linha de fundo e passou para Régis. Livre, o meia mandou para fora. Aos 12, o mesmo Régis obrigou Júlio César a fazer grande defesa. Com a vantagem no placar, o Leão fez o mesmo em relação ao jogo com o Sampaio correu: parou de jogar e esperou o tempo passar.

Mesmo sob suas limitações, o Timbu cresceu. Aos 23, o zagueiro Flávio teve a melhor chance do jogo e mandou uma bomba para fora. Aos 33, mais um quase. Jefferson Nem mandou uma bomba e Magrão fez grande defesa. Os alvirrubros lutaram até o fim, chegaram a marcar um gol nos acréscimos com Gastón, mas o árbitro assinalou corretamente o impedimento.

Ficha do jogo

Sport 1
Magrão; Vitor, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rithely (Neto Moura, no intervalo), Rodrigo Mancha, Danilo (Ronaldo, aos 22’ do 2º T), Diego Souza e Régis (Elber, aos 29’ do 2º T); Samuel. Técnico: Eduardo Baptista

Náutico 0
Júlio César; David, Diego, Flávio e Gastón; João Ananias, Fillipe Soutto, Bruno Alves (Jefferson Nem, aos 34’ do 2º T) e Jefferson Renan (Patrick Vieira, aos 15’ do 2º T); Renato (Guilherme, aos 39’ do 2º T) e Josimar. Técnico: Moacir Júnior.

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Árbitro: Emerson Sobral (PE). Assistentes: Elan Vieira (PE) e Francisco Chaves (PE). Gols: Samuel (aos 26’ do 1ºT). Cartões amarelos: Diego, Gaston (NAU), Régis, Rodrigo Mancha, Ronaldo (SPT).